Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faça o teste e comprove

Fique em forma sem sair de casa com apenas 3 exercícios

Redação Bonde
30 mai 2016 às 17:46
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Hoje em dia não é preciso ser um 'rato de academia' para se manter em forma. Mesmo não frequentando estes lugares, é possível saber que exercícios físicos são muito importantes para a manutenção do corpo e da saúde.

Mas tem muita gente que fica arrepiado só de ouvir a palavra academia, ou morre de preguiça de pensar em sair de casa para malhar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas, segundo especialistas, é preciso apenas três exercícios para se manter em forma: flexão, prancha e agachamento. Isso mesmo, a vantagem deles é que podem ser realizados em casa, sem aparelhos específicos e sem custo algum.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Ainda sim é necessário prestar muita atenção e tomar cuidado para que não haja lesões. O preparador físico britânico Martin Cullen explicou à BBC como potencializar os exercícios e a forma correta de realizá-los.

Publicidade


Confira:


1- Flexões: é a melhor maneira de fortalecer a parte superior do corpo. O exercício precisa ser realizado de forma controlada e pausada, sem movimentos bruscos. Lembre-se de manter a postura, com o corpo voltado para baixo, as mãos separadas por uma distância superior aos ombros e apoiado nos braços. Mantenha sempre a cabeça alinhada com o restante do corpo, sem levantá-la para evitar lesões.

Publicidade



2- Prancha: é a melhor maneira de fortalecer a região do CORE, composta por músculos do abdômen, glúteos e lombar. É feito pausado, sem movimento algum, apenas contraindo o corpo e forçando o abdômen por inteiro. Para os mais avançados, o exercício pode ser intensificado alternando os braços como no GIF.



Confira os detalhes de cada parte do corpo envolvida nesse exercício.

Publicidade


Bumbum: mantê-lo em posição estática, sem deixar que suba ou desça.


Pés: podem estar juntos ou separados, depende do que achar mais cômodo.

Publicidade


Pelve: deve estar alinhada de maneira natural com a coluna vertebral. Não que ela caia.


Costas: Mantê-las retas. Não arqueie as costas, nem para cima nem para baixo, já que isso pode causar lesões, gerar dor e impedir o trabalho efetivo dos músculos do CORE.

Publicidade


Pescoço: posicione-o voltado para o chão e mantenha-o erguido. Não levante a cabeça já que isso pode afetar a região inferior do pescoço.


Cotovelos/antebraços: devem estar posicionados por debaixo dos ombros. Não deixe que os ombros e os braços toquem o chão.

Publicidade


Ombros: tanto os ombros quanto os braços devem estar posicionados de forma a aguentar o peso do corpo.


3- Agachamento: este exercício permite trabalhar todos os grandes músculos da parte inferior do corpo. Mas precisa tomar muito cuidado com lesões e dores por má execução. Lembre-se de separar os pés nivelados com o quadril, apontando levemente os dedos dos pés para fora.


Não deixe que os joelhos cedam ao peso e se dobrem para dentro. Mantenha as costas retas, com o bumbum apontando para trás.



Alerta
A facilidade ou a dificuldade para realizar esses três exercícios dependerá de sua capacidade física. Se você está começando, não faça mais do que cinco repetições de cada um deles. Você pode aumentar a intensidade na medida em que seu corpo ganhar fortalecimento. Caso sinta dor, pare imediatamente o exercício. Se ela não desaparecer, consulte um médico.

(com informações do site BBC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade