Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Fisioterapia pode prevenir piora da Covid-19

Isabella Menon - Folhapress
11 mai 2020 às 10:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Do pronto atendimento até a pós-internação, fisioterapeutas desempenham um papel fundamental para impedir complicações cardiorrespiratórias em pacientes infectados pela Covid-19.

De acordo com profissionais ouvidos pela Folha, além do tratamento durante e depois da internação, há exercícios preventivos que podem ajudar pessoas que não foram infectadas pelo novo coronavírus a fortalecer a musculatura respiratória e aumentar a capacidade pulmonar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rodrigo Peres, fisioterapeuta e sócio-fundador da clínica Central da Saúde, indica seis exercícios básicos, com duas séries de dez repetições de cada um e recomenda que sejam feitos de pé ou sentado sem nenhum encosto nas costa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Peres ressalta que, apesar das atividades ajudarem a musculatura respiratória, nenhum exercício evita com que um indivíduo seja contaminado pelo novo coronavírus.

Publicidade


"Quanto mais saudável o paciente entra no hospital, mais fácil é para ele sair", diz João Naldoni Júnior, fisioterapeuta que trabalha no Hospital do Coração, em Poços de Caldas (MG).


Ele explica que um pulmão com a musculatura fortalecida vai funcionar de maneira mais eficiente com menos esforço e, por isso, sobrecarregar menos o coração.

Publicidade


No caso de uma internação por Covid-19 ou pneumonia, a fisioterapia é essencial e com um acompanhamento correto pode ser observada uma "melhora mais rápida, uso de menos medicamentos e chance do paciente sair sem sequelas", afirma.


Para ilustrar, Naldo Júnior explica os benefícios da pronação –uma das manobras realizadas pelos fisioterapeutas que consiste em deixar o indivíduo de barriga para baixo. De acordo com ele, este é um exercício muito comum para pacientes com problemas respiratórios.

Publicidade


"A maior parte do pulmão está na parte das costas", explica. "Com esta manobra, a secreção acumulada na base do pulmão tende a mudar de lugar e é possível ativar as vias áreas que estão deixando de funcionar" afirma.


"Assim, o alvéolo pulmonar começa a funcionar melhor e o paciente começa a ter menos dificuldade para oxigenar, o que reduz a sobrecarga cardíaca".

Publicidade


Ele explica que se, durante uma internação, o fisioterapeuta conseguir trabalhar bem com o paciente, é possível reduzir o tempo de hospitalização e caem também as chances dele ter alguma outra infecção.


Ao receber alta da Covid-19, é comum que pacientes ainda precisem de tratamento em casa. O fisioterapeuta cita, por exemplo, vídeos que circulam pela internet de pessoas deixando o hospital e lembra que a maioria está de cadeira de rodas.

Publicidade


"É um procedimento de segurança, mas também está ligado ao fato da maioria ter dificuldade até para ficar de pé depois de tantos dias internados, pois a fraqueza muscular é muito grande", conta Naldoni Junior, que calcula que pacientes podem levar até seis meses para se recuperar de internações mais severas.


Os exercícios sugeridos neste processo, segundo ele, são de atividades corriqueiras, como sentar e levantar, além de subir e descer escadas –mas que, claro, variam para cada paciente.

Publicidade


Nos casos mais graves, Raquel Caserta, coordenadora de fisioterapia do departamento de pacientes graves do Hospital Albert Einstein, afirma que os pacientes intubados recebem, além da sedação, um relaxante muscular que comete muito a musculatura. Por isso, muitos apresentam dificuldade de fazer atividades básicas, como escovar os dentes.


Além de recuperar a musculatura, a fisioterapia respiratória é essencial nesse período, já que durante a internação se perde muito a capacidade pulmonar e os pacientes se cansam com facilidade, pontua Caserta.


Pensando em pacientes que precisam desses serviços pós-internação, a Universidade Veiga de Almeida passou a oferecer auxílio gratuito por meio de teleconsultas.


À frente do projeto, Yves de Souza, líder do laboratório de pesquisa em reabilitação pulmonar, que as atividades têm como objetivo a recuperação pulmonar e servem tanto para quem foi hospitalizado quanto para quem apresentou um quadro brando, tratou em casa, mas ainda sente dificuldades respiratórias.


Ele relembra que ainda não se sabe se problemas desenvolvidos no pulmão durante a Covid-19 tem característica estática, uma sequela que vai ficar ali para sempre, ou é regressiva, ou seja, com tratamento tratamento vai melhorando, ou ainda progressivo, o pior dos cenários, que piora ao longo do tempo e encurta a qualidade de vida da pessoa.


"É difícil afirmar qualquer coisa dentro de uma realidade em que a gente não conhece tudo, mas os pacientes menos graves também evoluem uma dificuldade respiratória significativa, que afeta a parte funcional", avalia Sousa.


Nas teleconsultas, os fisioterapeutadas avaliam os pacientes e dividem eles em grupos de quatro a seis pessoas. Ele conta que é a mesma forma que universidade aplica fisioterapia quando é presencialmente, pois um paciente dá muito suporte para o outro.

Segundo ele, os exercícios são parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida pela faculdade para saber de que forma essa fisioterapia vai impactar positivamente a melhora desses pacientes, como na qualidade de vida, nível de depressão e volta ao mercado de trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade