Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atitudes básicas

Lavar as mãos pode prevenir diversas doenças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 out 2019 às 10:30
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Grande parte das doenças é transmitida pelo contato de nossas mãos com bactérias, fungos e vírus. Se você só lava as mãos antes de se alimentar ou quando acaba de usar o banheiro, em parte você esta correto, mas o ato de lavar as mãos deve estar presente em vários outros momentos. A prática desse simples hábito pode salvar vidas tanto no ambiente hospitalar quanto na comunidade.

O uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, telefones, quanto a utilização de ambientes compartilhados, como banheiros e transportes públicos, é um local propício para o compartilhamento dos microrganismos causadores de doenças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Ao utilizar esses locais ou objetos, é imprescindível que seja feita a limpeza das mãos, antes que aconteça o contato com a boca, nariz e olhos, o que pode resultar na contaminação do organismo”, comenta Edilaine Fialek, enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção da Fundação Pró-Rim.

Leia mais:

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais


A higienização das mãos deve ser feita utilizando água e sabonete, quando houver sujeira visível nas mãos ou com solução alcoólica a 70% na ausência de sujeiras. Esse ato pode prevenir e proteger de infecções causadas por diversos agentes infecciosos e doenças como gripe, hepatite A, infecções, conjuntivite, infecções, bronquiolite e outras viroses.

Publicidade


Quando devo lavar as mãos? - Se você ainda tem dúvidas de quando higienizar suas mãos, confira os momentos que necessitam da limpeza:antes das refeições; após usar o banheiro; antes e depois de manipular alimentos crus; após tossir, espirrar e mexer no nariz; depois de tocar em animais ou nos seus dejetos; após mexer no lixo; antes e depois de visitar um doente; antes e depois de tocar em feridas; após tocar em corrimões, barras de ônibus e dinheiro e sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.


Lembre-se de retirar anéis e pulseiras durante a lavação, já que os microorganismos podem ficar presos nestes locais. "Podemos dizer que lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, principalmente no contato com outras pessoas, como doentes, bebês, idosos e pessoas debilitadas”, enfatiza Edilaine.

Publicidade


Como lavar as mãos corretamente? - Para você higienizar suas mãos de forma completa e correta basta seguir os seguintes passos: passe sabonete e água limpa nas mãos; esfregue a palma de cada mão; esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão; esfregue entre os dedos de cada mão; esfregue o polegar de cada mão; lave o dorso de cada mão; lave os punhos de ambas as mãos; seque com uma toalha limpa ou papel toalha.


Você pode utilizar um sabonete comum para lavar suas mãos. Uma dica é sempre ter na bolsa um frasco de álcool em gel ou gel antisséptico para os momentos que não tiver nenhum banheiro por perto.

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade