Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Médico aponta o que fazer para viver mais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 out 2019 às 09:48
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ter uma vida longa e com saúde é o desejo e objetivo de muitas pessoas. O envelhecimento é algo inevitável, mas a maneira como cada um vai chefar e passar por ele depende exclusivamente das escolhas feitas ao longo da vida. Por isso, assim como qualquer objetivo, é preciso um certo planejamento para que seja conquistado. Abaixo estão listadas oito dicas separadas por Marco Aurélio Janaudis, professor de medicina e médico especialista em saúde da família, para conquistar uma vida mais saudável e longa.

Alimente-se de forma saudável - Quando pensa-se em alimentação saudável, logo vem à mente um prato de salada, muitas frutas e legumes. Mas seria só isso? A verdadeira alimentação saudável encontra-se no equilíbrio e no modo de preparo dos alimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As refeições devem conter, sempre, carboidratos, proteínas, lipídios e vegetais, de acordo com as necessidades nutricionais de cada um. Jamais uma pessoa deve cortar algum grupo de alimento, aliás, se puder incluir novos itens como castanhas, alimentos ricos em cálcio e magnésio, melhor ainda, pois protegem o coração e evitam a osteoporose.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Pratique exercícios físicos - O importante é movimentar-se, até porque muitas pessoas deixam de fazer exercícios por pensarem que apenas determinadas práticas são eficazes. Uma caminhada de 30 minutos por dia, por exemplo, já é capaz de ativar a circulação e trazer bem-estar ao praticante. Comece aos poucos e aumente gradativamente a intensidade e o ritmo dos exercícios.

Publicidade


Cuide de sua saúde de forma preventiva - Com que frequência você vai a um consultório médico e realiza os exames de rotina? Se o intervalo das consultas for maior que doze meses é preciso rever esse ponto. O cuidado preventivo da saúde requer visitas anuais ao médico, pois, com isso, é possível diagnosticar uma provável doença ainda em seu estágio inicial.


O diagnóstico precoce de uma doença garante que o processo de tratamento seja mais rápido, simples e menos desgastante. Sabe-se, também, que um problema de saúde pode levar a outro e, se resolvido precocemente, pode evitar futuras complicações.

Publicidade


Evite o consumo excessivo de álcool e pare de fumar - O consumo excessivo de álcool e tabaco podem desencadear doenças sérias e, muitas vezes, fatais. Consumir álcool com moderação e abandonar o cigarro podem garantir até dez anos a mais de vida, quando aliado a outros hábitos saudáveis também.


Beba água - O que para algumas pessoas pode parecer muito, na verdade, é o que o corpo necessita para funcionar corretamente. A água, além de hidratar todos os tecidos e dar uma boa aparência à pele, é responsável pela limpeza e pela eliminação das toxinas do organismo. Portanto, para quem está na melhor idade, o ideal é ingerir pelo menos um litro de água todos os dias.

Publicidade


Evite o estresse - Se tem uma coisa que as pessoas evitam passar após certa idade é o estresse. Seja por saber que tudo se resolverá no seu tempo, que algumas coisas não dependem de nós para acontecer, que cada um tem seu ritmo, na terceira idade as pessoas passam a se preocupar com o que realmente importa. Então, por que não adotar essa prática agora? Se a rotina apresenta situações difíceis, se as preocupações e responsabilidades são muitas, é preciso reservar um tempo para si, organizar os pensamentos e recobrar a saúde mental.


Durma o suficiente - O sono é fundamental para que o corpo equilibre suas principais funções. O ideal é que todos tenham, em média, oito horas de sono por dia. Essas horas podem diminuir com o passar do tempo e o avanço da idade. Sinta que seu corpo esteja descansado e, então, certamente as horas de sono foram atingidas.

Faça o que gosta - Se existe algo na vida que nos deixa mais feliz é fazer o que gostamos. Faça uma lista de atividades preferidas e, se forem muitas e não conseguir conciliar com as obrigações, faça um pouco por dia e garanta momentos felizes diariamente. Ver um amigo, sair para jantar, conversar com uma pessoa querida, caminhar no parque, enfim, existe um mundo de possibilidades que podemos apreciar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade