Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Problemas bucais podem afetar desempenho esportivo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 out 2019 às 08:11
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manter uma rotina que inclua prática de esportes traz benefícios à saúde como um todo. Além do cuidado com o bem-estar e hábitos saudáveis de alimentação, é preciso cuidar também da higiene bucal diariamente, pois desconfortos como dores de dente, gengiva inflamada e cáries podem afetar o desempenho no treino e até causar lesões.

Segundo Dagmar de Paula Queluz, coordenadora do curso de especialização em Odontologia do Trabalho e Desportiva da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp, o rendimento de um atleta pode diminuir em até 21% por causa de problemas relacionados aos dentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal, aponta como evitar que problemas bucais atrapalhem a performance de atletas amadores e profissionais. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Gengivas inflamadas e cáries - Esses problemas facilitam a entrada de bactérias no organismo através da corrente sanguínea, fazendo com que o próprio organismo atue mais no combate às bactérias do que na recuperação muscular pós-treino. Cárie e sangramento na gengiva ao escovar os dentes são problemas bucais comuns, que podem ser prevenidos com uma higiene bucal adequada três vezes ao dia, sem esquecer do uso do fio dental ou palitos interdentais, para completar a limpeza das gengivas.


Erosão nos dentes - Quem ingere de forma excessiva sucos ácidos, bebidas gaseificadas e isotônicos está mais propenso a erosão dental, que, por sua vez, propicia maior acúmulo de alimentos e dificuldade de higienização, ocasionando doenças bucais como cárie e gengivite, por exemplo. "Nesses casos, a higiene bucal é ainda mais importante, além do acompanhamento com dentista para evitar que o surgimento de cárie e erosões se tornem mais graves. Caso o problema esteja instalado, cabe ao dentista recomendar um tratamento para resolver esse problema”, pontua Bibancos.

Lesões e fraturas - Em esportes de contato, como modalidades de lutas, a região do rosto está mais suscetível a fraturas, por isso é extremamente necessário o uso de protetores bucais feitos sob medida, prevenindo traumas. "Por isso, não compre protetores bucais fabricados em série e vendidos em lojas desportivas. Para funcionar, o protetor bucal precisa ser indicado pelo especialista, que fará um molde da boca para, com base nele, o laboratório criar um protetor totalmente personalizado, facilitando a adaptação e melhora a proteção”, finaliza o especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade