Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Complicações

Rinite? Fique atento aos efeitos colaterais dos medicamentos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 set 2019 às 09:33
- EBC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chegada da primavera e do período de polinização das plantas causa o aumento natural dos casos de rinite para pessoas de diferentes idades. Para aliviar as crises, uma parcela grande da população acaba utilizando, quase diariamente, antialérgicos e sprays nasais descongestionantes – na maioria das vezes, sem orientação médica. Segundo Karin Seidel, otorrinolaringologista da Paraná Clínicas, é preciso ter cuidado e ficar atento ao uso desses medicamentos.

"Um efeito colateral bem conhecido de alguns antialérgicos é a sedação, que causa sonolência no paciente”, explica. Além disso, é preciso levar em conta as contraindicações individuais. Os remédios à base de corticosteroides, por exemplo, bastante utilizados no controle da rinite em longo prazo, não podem ser utilizados por pacientes com glaucoma, pois causam o aumento da pressão intraocular e o agravamento do quadro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os descongestionantes nasais também devem ser usados com cautela, pois podem gerar arritmias cardíacas e piora da glicemia em pacientes diabéticos. "Esses são os principais vilões porque não tratam a alergia, apenas aliviam os sintomas momentaneamente. O uso prolongado ainda causa efeito rebote, fazendo com que o próprio medicamento passe a causar a congestão nasal”, destaca a médica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Complicações - De acordo com a especialista, sem o tratamento adequado, a rinite pode evoluir para quadros mais graves. "Pode levar a um quadro de mucosa nasal congesta, que torna-se um ambiente ideal para que bactérias e vírus se instalem e gerem um quadro de sinusite ou bronquite no paciente”, aponta. "O ideal é consultar seu médico para fazer um bom plano de tratamento de acordo com as necessidades específicas de cada paciente”, conclui Karin.

Para prevenir as crises de rinite na primavera, a otorrinolaringologista faz algumas recomendações aos pacientes: manter os ambientes sempre limpos e arejados; aumentar a frequência de troca e a lavagem das roupas de cama; evitar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia que possam acumular pó e pólen e fazer a lavagem nasal com soro fisiológico, uma vez que essa ação ajuda a deixar o nariz saudável ao retirar agentes que podem causar alergia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade