Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nutrientes

Saiba como a carne suína pode ajudar na alimentação de pacientes com câncer

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 nov 2019 às 09:27
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que, entre 2018 e 2019, 1,2 milhão de novos casos de câncer sejam diagnosticados no Brasil. Entre os mais comuns estão o de pele, o de próstata e o de mama. Além do tratamento, que é delicado e requer cuidados especiais, segundo o Ministério da Saúde, a alimentação é outro fator importante para garantir o sucesso da recuperação.

A dieta nesse período deve ser leve e, principalmente, saudável, sendo composta por muitas frutas, verduras e vegetais. Entretanto, isso não descarta a possibilidade de ingerir carne: a carne suína, por exemplo, possui o menor teor de sódio se comparada às outras proteínas, além de alto teor de potássio. Apesar dos dados, vale ressaltar que cada caso deve ser acompanhado por um profissional da saúde. Ele é quem vai definir a melhor dieta a ser seguida durante o tratamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O emagrecimento, muito comum durante o tratamento oncológico, prejudica diretamente os músculos. "O fortalecimento traz diversos benefícios ao paciente, como catalisar alguns dos efeitos colaterais, produzir força para que as atividades diárias sejam mantidas de forma independente e reduzir fadigas”, comenta Luiz Antonio Negrão Dias médico e professor de Oncologia do curso de Medicina da Universidade Positivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Grelhados ou assados, os cortes suínos são opções de alimentos proteicos que auxiliam na recuperação da força muscular. A proteína também está associada na melhora do sistema imunológico."O alimento contribui para o processo de cicatrização, além de conter todos os aminoácidos essenciais para manter o bom funcionamento do organismo”, diz o médico.

Publicidade


Um fator importante que deve ser considerado antes do consumo de qualquer alimento, de origem animal ou vegetal, é que se verifique e confie na procedência do alimento. "Quando os animais, por exemplo, são expostos à condições impróprias, a qualidade do produto é diretamente prejudicada”, explica Geraldo Signorini, gerente comercial da Alegra.


A fabricante de carne suína, localizada em Castro, no Paraná, foi a primeira brasileira a receber a certificação North American Meat Institute (NAMI) de bem-estar animal para suínos, concedida pelo World Quality Services (WQS), e já teve o selo renovado.

Publicidade


"Reconhecimentos como esse dão ao consumidor a oportunidade de entender o que leva para dentro de casa, algo que deveria ser obrigatório entre as empresas que prezam pela transparência”, afirma Signorini.


Conscientização - As "campanhas coloridas", criadas geralmente por organizações não governamentais, sociedades médicas e/ou empresas do setor de saúde, costumam gerar grande repercussão com o público. Além do Outubro Rosa e do Novembro Azul, meses onde são realizadas campanhas de conscientização e prevenção de câncer de mama e de câncer de próstata, respectivamente, outros períodos estão ganhando cores para simbolizar essas ações que alertam a importância do diagnóstico precoce, como o Julho Verde (Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço) e o Dezembro Laranja (Prevenção ao Câncer de Pele).

"Essas ações ajudam a alertar a população e a dar destaque para doenças perigosas e silenciosas, mas que, com um diagnóstico preciso e precoce, podem ser tratadas sem dados”, finaliza o oncologista. O calendário completo das campanhas de conscientização pode ser acessado no site do Ministério da Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade