Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Saiba como identificar os primeiros sinais de demência

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 nov 2019 às 10:27
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nem todo esquecimento quer dizer Alzheimer. Mas quando pensar que estamos diante do início de uma demência? O neurologista Gustavo Franklin explica que o termo demência é usado para designar o conjunto de sintomas decorrentes do prejuízo da função cognitiva do paciente.

"O principal tipo é a Doença de Alzheimer, que representa a doença neurodegenerativa mais comum no idoso", aponta o neurologista. Ele ressalta ainda que reconhecer os primeiros sintomas pode garantir ao paciente o tratamento adequado e ajudar a reduzir complicações a longo prazo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os primeiros sinais de demência ressaltados por Franklin são:

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Falta de atenção - Apesar dos esquecimentos serem considerados marcadores da doença, inicialmente eles podem ser confundidos com episódios de "desatenção”, em que tanto o paciente quando os familiares justificam erros na execução de alguma tarefa como um momento de "distração”.

Publicidade


Esquecimentos - Apesar de ser sempre lembrado como característica da doença, em estágios iniciais é discreto e geralmente envolve atividades rotineiras. O esquecimento deve ser considerado preocupante quando se tornam recorrentes e progressivos.


Repetição - É muito comum encontrar uma situação do paciente indo várias vezes a um cômodo da casa, sem, aparentemente, um motivo. Também pode ocorrer de o paciente ficar repetindo palavras ou frases de outras pessoas. Esses episódios podem ser manifestações iniciais de um déficit executivo ou de memória.

Mudança de humor - Alterações de humor, com momentos de ansiedade e até mesmo nervosismo podem acontecer. Não conseguir realizar algumas tarefas e perceber que pode estar ‘confundindo’ algumas lembranças podem deixar o indivíduo ainda mais ansioso e, até mesmo, angustiado e triste.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade