Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde integrativa

Saiba como lidar com as dores da vida moderna

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 nov 2019 às 09:08
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Tudo começa na nossa mente. Na verdade, nosso sistema inteiro de saúde está condicionado pelo que acreditamos ser bom, bonito e necessário”. A frase é do fisioterapeuta Sérgio Bastos Jr., que trabalha com saúde integrativa e ajuda seus pacientes e entender as causas primárias de dores e de doenças, além de instrui-los a como se livrar de crenças limitantes e a construir uma rotina mais saudável.

Segundo o especialista, essas crenças podem, também, não ser genuinamente nossas, mas geradas pelo senso comum, pelos códigos familiares e sociais em que estamos inseridos: "Então, pensamos, por exemplo, que estar ocupados o tempo todo é sinal de produtividade. E adoecemos por isso. E será que essa é mesmo uma verdade?”, pondera o fisioterapeuta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim como a questão de uma agenda super atribulada, existem outros fatores conectados à modernidade, como estar conectados o tempo todo, estar sempre disponíveis, manter a casa, o corpo, a vida em ordem, praticar exercícios, acordar cedo, dormir tarde, acompanhar as séries do momento, estar por dentro das últimas novidades, ter um carro do ano, o último modelo de celular e um computador turbinado. Só para fazer uma lista básica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


"E aí nós perguntamos: o que, de tudo isso, faz realmente sentido para você?”, lembra o fisioterapeuta, que segue: "será que é tudo realmente necessário ou será que vamos adquirindo conceitos, aceitando necessidades, comprando, literalmente, saúde empacotada (de alimentos a medicamentos), sem pensar em quem somos, o que desejamos genuinamente e o quê, disso tudo, nos faz sentir felizes?”.

Publicidade


Sérgio explica que, na verdade, muitos sentimentos podem ser confundidos com infelicidade e vice-versa. "Muitas vezes nos sentimos tão cansados que podemos parecer, para nós mesmos, como infelizes. Ou então estamos vivendo tão no piloto automático, sem ouvir e preencher nossos sonhos e desejos, que entramos em uma apatia perante o que nos acontece de bom”, enfatiza.


O fisioterapeuta segue: "posso apostar que existem situações boas no seu dia, talvez você esteja tão anestesiado que não esteja conseguindo ver. E aí, qual é a saída? Tudo precisa começar pela sua vontade. Quer mudar? Aí, sim, é possível encontrar várias ferramentas. Desde as mais simples, como diminuir a lista de coisas a fazer no seu dia, na medida do possível, verificando o que é desnecessário ou pode esperar, ser grato pelo que você já tem e é, e buscar pessoas positivas para conviver, até algumas mais complexas, que podem investigar se você tem traumas ou crenças que ajudem nesse processo de se exigir demais e de se colocar em uma posição sacrificante", aconselha o profissional.

"Aí, entram a Microfisioterapia, o PSYCH-K® e outras técnicas que profissionais de saúde habilitados realizam e que podem ajudar muito no seu processo de ser mais feliz”, finaliza Sérgio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade