Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Durma melhor!

Saiba o que é apneia obstrutiva do sono e como tratá-la

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 dez 2019 às 08:28
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos distúrbios do sono mais comuns é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, conhecida também pela sigla, SAOS. É uma doença crônica, evolutiva caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias.

"A doença pode causar paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. Em indivíduos adultos, é considerada apneia a suspensão da respiração por 10 segundos em cinco ou mais episódios por hora de sono, o que resulta na redução dos níveis de oxigênio no sangue e pode acarretar em problemas sérios à saúde, principalmente quando é considerada grave e não é tratada.”, explica Milena Faria, fisioterapeuta responsável pelo setor de Apneia do Sono do Grupo Microsom.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo pesquisa realizada com 22.518 pessoas pela SBNC (Sociedade Brasileira de Neurofisiologia), 45% da população brasileira dorme mal e 52% das pessoas acordam cansadas. Atualmente, a apneia do sono é associada a diversos problemas de saúde, principalmente do coração, órgão que sofre maior sobrecarga por conta da síndrome.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Sintomas - Um dos principais sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono, e mais comum, é o ronco, normalmente seguido por engasgos quando a pessoa fica sem ar e há sonolência diurna excessiva. Essas interrupções na respiração levam à diminuição da oxigenação sanguínea e pode causar outros problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardíacas - infarto, diabetes tipo 2 e até um derrame. Além disso, a pessoa costuma ter um sono agitado e acordar cansada e fadigada.

Publicidade


Dentre os fatores de risco para o surgimento da apneia estão a obesidade, o tabagismo, o alcoolismo, problemas no nariz como desvio de septo, amígdalas e adenoides grandes, deformidades crâniofaciais, língua grande, dormir de barriga para cima ou em alguma posição que o queixo fique projetado para trás.


Tratamento - Algumas medidas podem ajudar a amenizar a apneia, como procurar manter um estilo de vida saudável, dormir bem, praticar exercícios físicos, não fumar e ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir, evitar ingerir alimentos pesados antes de se deitar, dormir de lado e perder peso.


Existem ainda alguns dispositivos que podem auxiliar na melhora do fluxo respiratório durante o sono, como próteses orais e CPAPs.

CPAP é a sigla em inglês para Continuous Positive Airway Pressure, que significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas. "Trata-se de um aparelho que envia um fluxo contínuo de ar para as vias aéreas através de uma máscara, impedindo assim que o indivíduo tenha as apneias, possibilitando que o mesmo tenha uma noite de sono contínua e consiga passar por todos os estágios do sono, revigorando as partes vitais para reestabelecer as energias para o próximo dia”, explica Milena Faria. O Grupo Microsom comercializa o CPAP SleepStyle, um equipamento automático e completo para tratar a apneia do sono.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade