Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Sangue na urina é sintoma de várias doenças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 fev 2019 às 16:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde de uma pessoa. O normal é que ela seja amarelo-claro e cristalina. Se estiver amarelo-escuro, laranja, marrom ou avermelhada, ou vir acompanhada de sedimentos, inclusive coágulos de sangue, o ideal é procurar um médico imediatamente.


Esses sinais podem ser sintomas de várias doenças, desde as de fácil cura e benignas, como cistite, até câncer, explica o membro titular da Sociedade Brasileira e da Associação Americana de Urologia, Gabriel Barbosa Franco. Certos alimentos (como beterraba, amora, aspargos, doces com corante ou azul de metileno) e medicamentos (alguns antibióticos, destacando-se a rifampicina, antissépticos urinários, certos anticoagulantes e as vitaminas B e C) também podem deixar a urina avermelhada, sem que haja qualquer problema.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A presença de sangue na urina, chamada de hematúria, deve ser rapidamente investigada. Além disso, mesmo sem qualquer sintoma, é importante que se faça uma análise laboratorial periodicamente, pois nem sempre a hematúria é visível. Caso a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) seja muito pequena, ela só será detectada por meio de exame (urina tipo 1).

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


"Urina com sangue pode ser sintoma de uma grande variedade de doenças, sendo a infecção urinária a mais comum. Mas pode significar também problemas em qualquer órgão do trato urinário, como rins, ureter, bexiga, próstata (nos homens) ou uretra. A causa pode ser ainda lúpus, Endometriose (nas mulheres) ou anemia, entre outras", afirma o médico.

Publicidade


Quando a hematúria vem acompanhada por outros sinais, isso pode ajudar o médico a fazer o diagnóstico, que deve ser confirmado por exames. Se houver ardência ao urinar, é provável que seja cistite; febre, calafrios, vômitos e dor lombar indicam pielonefrite; forte dor lombar, que vai até a virilha, costuma ser cálculo renal; dificuldade para urinar, em homens idosos, pode significar problemas na próstata.


De todas as doenças, a que mais preocupa paciente e médico é o câncer de bexiga, rins ou próstata, já que seu primeiro sintoma costuma ser o sangue na urina. Ele pode estar presente por um período e depois desaparecer por semanas ou meses, voltar ou não. "Em seu estágio inicial, o sangramento costuma ser pequeno e não há dor. Mas outros sinais também podem ocorrer: dificuldade para urinar e jato fraco, vontade de urinar com mais frequência, mesmo com a bexiga vazia, com sensações de dor e queimação. Vale lembrar que esses sinais também aparecem em outras doenças, benignas. No caso de câncer avançado, a pessoa pode não conseguir urinar, ter dor lombar, perder o apetite e emagrecer, sentir fraqueza, dor nos ossos e inchaço nos pés", alerta o médico

"Por tudo isso, ao primeiro sinal de hematúria, o paciente deve procurar um médico imediatamente. Só ele, por meio de exames físico, laboratorial e de imagem pode detectar se existe e qual é a causa do sangramento", finaliza Gabriel, lembrando que, mesmo sem qualquer sintoma, é importante fazer o exame urina tipo 1 periodicamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade