Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Sensação de peso e cansaço nas pernas é sinal de má circulação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 fev 2020 às 09:21
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Comumente, as pessoas costumam se queixar de dores nas pernas. Essa queixa pode ser muito mais do que uma simples dor ou cansaço, podendo ser um problema de circulação sanguínea. Por isso, é importante consultar um médico para evitar problemas maiores, como as varizes.

As varizes representam grande parte dos problemas de circulação. Elas, nos membros inferiores, são a principal causa para a sensação de peso e cansaço nas pernas. Pessoas que permanecem muito tempo em uma mesma posição tendem a sentir mais isso, pois o sangue fica acumulado nas pernas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Indicativo no Brasil

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Segundo a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), estudos mostram que há uma prevalência média de 38% na população geral brasileira em relação às varizes. No entanto, a maior taxa de casos se concentra nas mulheres, com 45%, enquanto 30% dos homens são atingidos, levando em consideração todas as faixas etárias. Ainda segundo a SBACV, quanto mais idoso, maiores são as chances de ter varizes, sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos apresentam o problema.

Publicidade


Diversos são os fatores para o desenvolvimento das varizes. Os maiores, no entanto, são: predisposição genética, sexo feminino - com uma proporção de até 2,3 para um homem -, idade mais avançada, obesidade e quantidade de gestações que uma mulher teve.


Cuidados

Publicidade


Ao sentir constantemente a sensação de peso e cansaço nas pernas, o ideal é que todos procurem um médico. No entanto, pessoas que já tenham uma predisposição ou fatores de risco para o desenvolvimento das varizes devem ficar ainda mais atentas e buscar atendimento médico com urgência.


Ademais, a prevenção é um dos melhores remédios para combater as varizes. Por isso, existem alguns cuidados para desenvolver no dia a dia e incluir na rotina, especialmente para pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou em pé e para quem realiza viagens muito longas.


Para favorecer o bombeamento do sangue e manter a circulação ativa, é recomendado realizar exercícios com os pés, levantando e abaixando-os para contrair a panturrilha. Além disso, levantar da cadeira periodicamente, para fazer pequenas caminhadas pelo escritório, por exemplo, também colabora para a contração dos músculos das pernas.

Quando prescrita por um profissional, a meia de compressão tem a função importante de aliviar os sintomas e prevenir as varizes, pois promove mais conforto e previne o inchaço nas pernas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade