Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Distante

Telemedicina ganha relevância durante a crise do coronavírus

Larissa Teixeira - Folhapress
28 abr 2020 às 10:49
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No último dia 16, o governo federal autorizou o uso da telemedicina enquanto durar a crise do coronavírus. Para profissionais, isso pode contribuir com as medidas de distanciamento social sem que a pessoa interrompa a assistência médica.

A telemedicina tem diversas modalidades relacionadas à saúde. Entre elas, realização de consultas, triagem, monitoramentos e orientações a distância.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Marcelo Queiroga, cardiologista e presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), todos podem utilizar a teleconsulta. "Sobretudo quem está impedido de procurar um médico por conta do isolamento ou está em área remota", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


No entanto, o médico ressalta que o serviço não substitui a consulta presencial. Queiroga diz que o paciente pode receber orientações a distância, mas sintomas graves, como dor no peito ou falta de ar, por exemplo, exigem atendimento em locais físicos.

Publicidade


"A telemedicina resolve casos de baixa complexidade", explica Antonio Carlos Endrigo, médico e diretor de Tecnologia da Informação da APM (Associação Paulista de Medicina). Ele lembra que o serviço tem limitações como a impossibilidade de exames físicos e diagnósticos.


Para Antonio, a telemedicina só deve ser utilizada quando já houve um contato presencial com o médico, isso pode evitar fraudes e possibilitar que o profissional conheça a situação do paciente.

As plataformas utilizadas devem ser seguras. Antes de utilizar o serviço, o paciente deve ler o termo de consentimento. Antonio afirma que o uso inadequado do serviço pode levar à exposição de informações pessoais e também a atendimentos indevidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade