Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique sabendo

Autoteste de HIV já é vendido nas farmácias de Londrina

Thiago Ramari/Redação Bonde
29 nov 2017 às 17:56
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste ano, as farmácias e drogarias brasileiras passaram a vender um teste de triagem para HIV. O exame, chamado Action, da empresa Orangelife Comércio e Indústria, recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio e passou a ser vendido no segundo semestre em Londrina. De acordo com uma pesquisa na internet e nos estabelecimentos locais, o preço varia entre R$ 68,50 e R$ 79,90.

O autoteste, como também é chamado, é muito parecido com aquele realizado nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Segundo informações publicadas no site do governo brasileiro, "o teste funciona com a coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos". O manual de instruções e a bula ensinam como fazer a leitura do resultado, que sai em até 20 minutos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O exame informa na embalagem que tem efetividade de 99,9%. Para não correr o risco de que o resultado seja um falso-negativo, porém, a pessoa precisa esperar 30 dias após a exposição de risco para fazer o teste, período conhecido como janela imunológica. Se o resultado for positivo, é necessário procurar um CTA para fazer um exame confirmatório (o primeiro resultado, sozinho, não configura diagnóstico).

Leia mais:

Imagem de destaque
Afirmam pesquisas

Soropositivos indetectáveis não transmitem HIV a parceiros sexuais, afirmam pesquisas

Imagem de destaque
Indetectável = Intransmissível

Pesquisas monitoraram dezenas de milhares de atos sexuais desprotegidos

Imagem de destaque
Opiniões

Médicos brasileiros divergem sobre intransmissibilidade do HIV

Imagem de destaque
Entrevista exclusiva

Conheça Bruce Richman, idealizador da campanha I = I no mundo


O Portal Bonde testou o Action. O kit traz um dispositivo de teste, um líquido reagente (solução tampão), um sachê de álcool, um capilar (dispositivo coletor) e uma lanceta. O procedimento é simples, mas requer atenção. Primeiro, a pessoa deve limpar a ponta de um dedo com o sachê de álcool. Depois, deve furá-lo com a lanceta (que só funciona uma única vez), colher uma gota de sangue com o capilar e depositá-la no local indicado no dispositivo de teste. Por fim, deve-se pingar três gotas do líquido reagente sobre a amostra de sangue e aguardar o resultado (se aparecer uma listra é negativo; se aparecerem duas, é positivo). Confira abaixo o tutorial que o Portal Bonde fez para a realização do autoteste.



Para o Portal Bonde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez uma avaliação positiva do autoteste. "O exame foi muito elogiado pela nossa equipe técnica. Pedimos apenas para [a empresa] melhorar a bula e o roteiro do passo-a-passo do procedimento."

(Com informações de Vitor Ogawa)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade