Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ampliação

Para 76% dos brasileiros, licença-paternidade deveria ser maior, diz Datafolha

Vitória Macedo - Folhapress
03 abr 2024 às 11:30
- Nappy/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A licença-paternidade no Brasil é de cinco dias corridos. Mas, para 76% dos brasileiros, esse direito deveria ser ampliado. É o que aponta pesquisa Datafolha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada

O direito de o pai tirar licença do trabalho após ter um filho foi incluído na Constituição de 1988. Além dos cinco dias previstos na lei, existe também o programa voluntário Empresa Cidadã, no qual os estabelecimentos inscritos dão mais 15 dias, totalizando 20 dias de licença.

Publicidade


A maioria dos entrevistados, 83%, também concorda que a licença-maternidade deveria aumentar de 120 para 180 dias.


O levantamento foi realizado nos dias 19 e 20 de março, com 2.002 pessoas de 147 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade


Os homens foram os que mais concordaram com a ampliação da licença para os pais, um total de 77%. Os que discordam são 21%.


No caso das mulheres, 75% endossam o aumento da licença-paternidade, enquanto 23% são contra.

Publicidade


Em relação ao aumento da licença-maternidade, o resultado é ao contrário: 78% dos homens são favoráveis diante de 88% das mulheres. A discordância sobre o tema é maior entre os homens, que somam 20%, e as mulheres, 11%.


Os mais jovens, independentemente do gênero, são os que tendem a concordar mais com o aumento do tempo de licença tanto para os pais e quanto para as mães. Enquanto 83% dos jovens de 16 a 24 anos concordam que a licença-paternidade deve ser ampliada, o número cai para 67% entre as pessoas com 60 anos ou mais que estão de acordo.

Publicidade


Quanto ao aumento de 120 dias para 180 dias da licença-maternidade, 91% dos jovens de 16 a 24 anos são favoráveis. Já na faixa etária com 60 anos ou mais, 72% apoiam.


Conforme a renda familiar aumenta, mais as pessoas concordam com a ampliação da licença-paternidade -77% dos que ganham até dois salários mínimos concordam, ante 88% dos que ganham mais de dez.

Publicidade


O contrário acontece com o apoio ao aumento da licença-maternidade: a renda dos que mais concordam é menor; 84% dos que ganham até dois salários mínimos endossam a ampliação do direito, ante 79% dos que ganham mais de dez salários mínimos.


A pesquisa também mostra que os empresários são os que menos concordam com a ampliação da licença-paternidade, somando 67%. A porcentagem entre eles também é menor quando questionados sobre a licença-maternidade: 65% concordam.

Publicidade


O tema da licença-paternidade gera pouca divergência entre bolsonaristas e petistas: 73% dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) concordam com a ampliação, e 78% dos apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são favoráveis.


Por outro lado, a ampliação da licença-maternidade tem mais apoio dos petistas (87%, ante 78% dos bolsonaristas).


No que tange à escolaridade, 78% dos que têm ensino superior concordam com a ampliação da licença-paternidade. Na licença-maternidade, 87% dos que possuem ensino médio concordam, ante 82% dos que têm superior.


Imagem
Mulheres devem ser principais cuidadoras de filhos recém-nascidos para 69%, diz Datafolha
As mulheres devem ser as principais responsáveis por cuidar de filhos recém-nascidos para 69% dos brasileiros.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade