Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Melhor idade

A caminhada é de fundamental importância na terceira idade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 mar 2017 às 17:26
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fazer exercícios ou algum esporte é fundamental para a saúde de qualquer pessoa. No entanto, uma atividade em específico é uma poderosa aliada das pessoas na terceira idade: a caminhada. Os idosos que caminham com frequência têm mais chances de prevenir ou retardar uma série de problemas de saúde.

Para comprovar esse benefício, um estudo foi realizado e publicado na revista médica Jama, em 2014. A pesquisa comprovou que idosos que caminham com regularidade têm 18% menos chance de ter alguma debilidade física e um risco menor de, no futuro, ter algum tipo de incapacidade permanente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Thiago Monaco, médico geriatra e consultor da megafarmácia Netfarma, lista os benefícios que este exercício, quando bem executado e bem orientado, pode trazer na terceira idade:

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


– Aumento da massa óssea e fortalecimento dos ossos e articulações, e com isso a melhora na disposição para executar as tarefas do dia a dia;

Publicidade


– Manutenção e aumento da massa magra (músculos) e, assim, melhora na força muscular, o que vai possibilitar ao idoso realizar as tarefas do dia a dia, desde calçar as meias até tomar banho e até as mais pesadas, como subir e descer degraus, carregar as sacolas do mercado, etc;


– Melhora do equilíbrio, o que é importante para evitar e reduzir o risco de quedas;

Publicidade


– Prevenção da obesidade e consequente redução da incidência de doenças cardíacas;


– Redução das dores articulares e aumento da sensação de prazer e bem-estar, assim como a prevenção das doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, artrite e artrose;

Publicidade


– Redução da diabetes tipo 2;


– Melhora da circulação sanguínea, diminuindo a sensação de peso e dor nas pernas;

Publicidade


– Redução da pressão arterial em repouso, evitando os riscos de AVC;


– Melhora da capacidade cardíaca e cardiopulmonar, e aumento da autonomia do idoso;

Publicidade


– Melhora da autoconfiança, autocuidados, libido e socialização.


Para que o corpo se beneficie das vantagens do exercício, é preciso fazê-lo, no mínimo, de duas a três vezes na semana. Bastam 30 minutos de caminhada na terceira idade, com esta frequência e em uma intensidade moderada, para se obter os benefícios.


Outro aspecto importante da caminhada para o idoso é o bem-estar mental. A caminhada, assim como demais exercícios, libera serotonina, responsável pela sensação de prazer. Assim, a caminhada é capaz também de combater a depressão.

Antes de começar qualquer exercício físico, é importante sempre consultar o médico. É preciso fazer uma avaliação e exames com um geriatra ou clínico para avaliar as condições cardiovasculares. Com estes cuidados, é possível então se beneficiar de todas as vantagens da caminhada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade