Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem regularização

Anvisa pede recolhimento de coletor menstrual econômico da Fleurity

Geovana Oliveira - Folhapress
05 jan 2024 às 17:08
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitou a proibição e recolhimento de todos os coletores menstruais POP, da empresa Fleurity, em resolução publicada no DOU (Diário Oficial da União) de quarta-feira (3).


Segundo a agência, o produto estava sendo comercializado sem regularização, ou seja, antes de ser registrado no Ministério da Saúde. Nesta quinta (4), já não era possível comprá-lo na maioria dos pontos de venda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O coletor, vendido a um preço médio de R$ 30, era uma versão popular dos produtos da empresa. Em sua embalagem, alegava ser "o coletor mais econômico do Brasil" e não ostentava a marca Fleurity -que tem coletores a um preço mínimo de R$ 49,90.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia D

Saúde promove campanha de multivacinação neste sábado em Cambé

Imagem de destaque
No limite

Com superlotação no PAI, Saúde busca alternativa para ‘desafogar’ atendimentos em Londrina

Imagem de destaque
Regulamentação dos preços

Veja se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Imagem de destaque
Uso intenso do celular

Protetor solar contra luz azul evita danos de raios solares, mas não da luz de telas


Procurada pela Folha de S.Paulo, a empresa não respondeu às questões enviadas até a publicação desta reportagem.

Publicidade


Produtos aprovados pela Anvisa apresentam requisitos de segurança, diz a ginecologista Marair Sartori, vice-presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). Isso significa que o material usado é de boa qualidade, sem contaminantes químicos e que o produto provoca poucas reações alérgicas e irritações, afirma.


Se não for seguro ou bem usado, o coletor pode causar alergia, irritação e até infecção vaginal, diz Sartori.

Publicidade


Como cuidar do seu coletor menstrual 


Não realizar as trocas do coletor de maneira adequada e rotineira, com higiene correta, também pode precipitar a ocorrência de infecções e desequilíbrios da flora vaginal, diz a médica Gabriela Pravatta Rezende, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Publicidade


A higiene dos coletores deve ser realizada com sabonete neutro ou íntimo, afirma Rezende, e a inserção deve ser feita com o coletor seco, para evitar umidade excessiva. Além disso, após o término de cada ciclo menstrual, os coletores devem ser esterilizados com água fervente.


O coletor menstrual é uma alternativa aos tradicionais absorventes descartáveis, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente, no canal vaginal. O recipiente feito de látex ou silicone pode ser usado por até 12 horas ininterruptas e é reutilizável por até três anos.

Publicidade


Como escolher seu coletor menstrual 


Existem diversas marcas e tipos de coletores. A escolha, segundo Sartori, depende de fatores como quantidade de fluxo da menstruação, tamanho do canal vaginal e também da elasticidade da vagina. Uma conversa com seu ginecologista, afirma, pode ajudar na obtenção dessas informações.

Publicidade


Para as mulheres mais jovens e que nunca engravidaram, o ideal são modelos menores, diz Rezende. Para aquelas com mais de 35 anos ou que já engravidaram, sobretudo com parto normal, modelos com maior capacidade são mais adequados.


Segundo a médica, para fluxo menstrual intenso, é indicado um coletor mais largo e maior; para fluxo médio, um coletor de tamanho médio; e para o fraco, um coletor menor, mais curto. "Infelizmente, em alguns casos, é necessária a troca por extravasamento ou má adaptação", afirma Rezende.


Em todos os casos, diz, é preferível escolher coletores com composição hipoalergênica e sem cheiro ou coloração.


Imagem
Tadeu Schmidt acorda cedo para conhecer casa do BBB 24
Tadeu Schmidt publicou um vídeo nesta quinta-feira (4), às 7h da manhã, prestes a ver, pela primeira vez, a casa onde os participantes do BBB 24 (Globo) ficarão confinados para o reality show.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade