Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estrutura

Apucarana e Arapongas recebem mais leitos de UTI para Covid-19

AEN-PR
11 ago 2020 às 17:29
- Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde entregou aos representantes de dois hospitais da 16ª Regional de Saúde – Apucarana equipamentos para instalação de mais Unidades de Terapia Intensiva na região, exclusivas para pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Os 13 kits de respiradores e monitores foram destinados ao Hospital Norte Paranaense (Honpar), em Arapongas, e ao Hospital da Previdência, em Apucarana.


Os novos leitos de UTI serão disponibilizados nos próximos dias. São 10 no Honpar e três no Hospital da Previdência. Somados aos demais leitos da macrorregião Norte, serão 206 leitos UTI. Quase 2 milhões de pessoas residem nos municípios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o secretário de Estado da Saúde Beto Preto, as novas unidades de terapia intensiva serão um avanço na estrutura de suporte de alta complexidade para a comunidade da região. "Apucarana e Arapongas com mais leitos darão apoio para a macrorregião. Implantamos estes leitos, conforme a demanda da rede, e também após a sinalização no caso de Arapongas, que o hospital tinha estrutura para receber esta ampliação”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Explosão de dengue no Brasil tem relação com desmatamento e mudanças climáticas, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta

Brasil tem média de 30 mortes por Covid diárias em 2024

Imagem de destaque
Tratamento

Entenda o que é a embolização, procedimento pelo qual Faustão passou após transplante de rim

Imagem de destaque
Recorde negativo

Com mais de 1,68 milhão de casos de dengue, Brasil supera números de 2023


Desde março deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde já habilitou 1.083 leitos de UTI adulto, 1.549 enfermaria adulto, 49 de UTI pediátrica e 70 de enfermaria pediátrica em unidades próprias ou contratadas, para uso exclusivo de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

Publicidade


O secretário estadual lembrou que a quantidade de leitos para atendimento ao novo coronavírus é maior do que a soma de leitos de UTI implantados em 30 anos no Estado. "Os ambientes de unidade de terapia intensiva dedicados exclusivamente ao atendimento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 é superior ao número acumulado de leitos construídos em 30 anos no Paraná. E isso nós fizemos com responsabilidade com o dinheiro público e respeito às pessoas do nosso Estado”.


Honpar

Publicidade


O hospital tem uma ala exclusiva para recepção de paciente com a Covid-19, isolada, e todo o fluxo de trabalho de médicos, enfermeiros e funcionários, devidamente treinados para o enfrentamento da pandemia, é feito com paramentação necessária e os cuidados exigidos para o momento.


Estes funcionários sim, estão expostos ao risco diário, inclusive de suas famílias, para salvar vidas. São verdadeiros heróis mesmo enquanto alguns tentam responsabiliza-los pela transmissão da doença.

Publicidade


O Honpar continua atendendo urgências e emergências. E nestes meses já recebeu, somente transportados por helicóptero, 54 pacientes.


Mesmo com o dimensionamento de leitos reduzido, devido ao distanciamento maior entre pacientes, a média de internamentos foi de 900 pacientes por mês nestes últimos 4 meses.

(Com informações de assessoria de imprensa)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade