Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate

Aromaterapia minimiza problemas respiratórios no outono

Redação Bonde
21 mar 2011 às 15:19
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas crianças sofrem com a chegada do outono. A estação traz consigo mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e, devido às inversões térmicas, aumento da poluição. A consequência disso são os problemas respiratórios e as alergias como a bronquite, asma, rinite, além das gripes e resfriados frequentes.

Segundo a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – idealizadora da By Samia Aromaterapia - além das características da estação que favorecem o surgimento de tais problemas, outros fatores também colaboram para aumentar a preocupação dos pais. "As crianças possuem as vias respiratórias estreitas e delicadas, o que as torna mais sensíveis aos agressores externos como os fungos, bactérias, ácaros e a própria poeira doméstica. Outra questão é que no outono, é comum ficarem em ambientes mais fechados e pouco ventilados, o que também contribui para prejudicar a saúde respiratória".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Aromaterapia pode ajudar os pequenos a enfrentar os problemas respiratórios típicos do outono. Os Óleos Vegetais e Óleos Essenciais puros - que são substâncias naturais presentes nas flores, folhas, casca de árvores, casca dos frutos cítricos, raízes, sementes e bagas – são bastante eficazes. Eles não têm contra-indicações e podem ser usada por crianças de todas as idades.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
Das 9h às 13h

Londrina terá ação integrada de combate à dengue neste sábado; veja os bairros

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano


A seguir, Sâmia compartilha algumas receitas:

Publicidade


Assepsia da casa


No outono, é recomendável fazer uma boa limpeza na casa, o que ajudará a prevenir o surgimento das alergias. Veja os ingredientes:

Publicidade


1 l de álcool de cereais
10 ml de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora
10 ml de Óleo Essencial de Citronela
10 ml de Óleo Essencial de Cedro


Preparo: Acrescente todos os Óleos Essenciais ao álcool e guarde o concentrado em um vidro âmbar (escuro) limpo e esterilizado. Ao limpar a casa, utilize duas colheres de sopa do preparo em cada litro de água destinado à limpeza. É importante higienizar com todos os cômodos da casa incluindo jardins e quintais. Os Óleos Essenciais presentes na mistura não causam qualquer mal às plantas (ao contrário, deixam os insetos nocivos longe delas) e nem aos animais domésticos. Por isso, pode-se pulverizar jardins e vasos com a mistura diluída em água para eliminar insetos. Aplique a mistura também em armários e pisos de todos os tipos, inclusive os de madeira.

Publicidade


O segundo passo da assepsia é também bastante simples:


50 g de bicarbonato de sódio
10 gotas de cada um dos Óleos Essenciais citados na receita anterior (Eucalipto Citriodora, Citronela e Cedro)

Publicidade


Preparo: Misture os Óleos Essenciais no bicarbonato de sódio. Passe a mistura, que tem consistência quase seca, em colchões, cobertores, edredons, travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes, cortinas, carpetes, almofadas e onde mais for foco de proliferação de ácaros. Deixe em repouso por dez a 15 minutos e, depois, aspire tudo com aspirador de pó.


Tratamento do alérgico

Publicidade


Uma massagem nas costas e no peito com o Óleo Vegetal de Copaíba dilui o muco produzido nos pulmões pelas doenças e alergias. Após a massagem, é necessário aplicar-se a tapotagem: com a mão em formato de concha, dê pequenos tapas nas costas do doente para que o muco se desprenda dos pulmões. A criança vomitará o catarro, tossirá e o engolirá (eliminado-o nas fezes). Isso ajudará na limpeza dos pulmões.


Outra ação eficiente é fazer inalação com uma gota de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora ou uma gota de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta ou ainda o Eucalipto Glóbulus (ambos fluidificam o catarro).

Para os locais de clima seco, o ideal é colocar numa bacia um litro de água (pode ser fria ou quente), acrescida de cinco gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta e cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda, deixando a bacia em local alto para promover a umidificação do ar (com Em Pauta Comunicação).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade