Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 abr 2024 às 11:30
- Reprodução/X @bbb
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O apresentador do BBB 24, Tadeu Schmidt, alertou na semana passada a sister Beatriz sobre o risco de usar um top com casca de laranja, que pode causar irritação na pele, alergia e até queimadura quando exposto sol.


Segundo o dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, o consumo e a manipulação de frutas cítricas ao sol podem desencadear uma reação química na pele e causar queimaduras, bolhas e manchas acastanhadas que podem permanecer por várias semanas, fenômeno chamado de fitofotodermatose.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Isso ocorre devido a uma reação entre um produto alergênico e a luz solar, mais especificamente a luz ultravioleta A. Essa reação química pode causar dor e coceira além do escurecimento da pele e em casos mais graves formação de bolhas, o que ocorre entre as primeiras 24h a 48h de exposição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dados da Fiocruz

Mortalidade materna dobrou em 2021, durante pandemia da Covid, aponta estudo

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024


Muitos se lembram do limão, no entanto, outras substâncias podem desencadear essas consequências. Entre as mais frequentes podem-se citar tangerina, lima, cenoura, figo, salsinha, hibisco e canela.

Publicidade


O tratamento consiste em usar hidratantes, protetor solar e, em casos mais intensos, pomada de corticoide. A mancha costuma demorar a sair, mas desaparece por volta de 40 dias.


Portanto, se você se for se expor ao sol , evite manusear os produtos citados, já que não existe tratamento preventivo.


Vale ressaltar que quando acontece uma queimadura ou reação alérgica, signfica que a barreira de proteção foi quebrada. Assim, é essencial procurar atendimento médico para evitar que essas irritações piorem e se tornem bolhas e manchas duradouras.


Imagem
Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação
O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei dos 60 Dias (Lei nº 12.732/2012), aponta estudo realizado pelo Instituto Avon.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade