Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Brasil passa os 132 mil óbitos pela Covid-19 com registro de 454 novas mortes

Folhapress
15 set 2020 às 08:18
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou 454 mortes pela Covid-19 e 19.392 novos casos da doença nesta segunda (14). Com isso, o país chegou a 132.117 óbitos pelo Sars-CoV-2 e a 4.349.544 infectados pelo novo coronavírus.


A número de mortes por 100 mil habitantes do Brasil (63,1) já ultrapassou a do Reino Unido (62,8) e deve, em breve, passar a taxa da Espanha (63,8), devido aos diferentes momentos da pandemia nos países. O Brasil, dessa forma, tem uma das maiores taxas de morte por 100 mil habitantes no mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


Além dos dados diários do consórcio, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

Publicidade


De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 731, o que representa uma queda nos dados em relação a semanas anteriores. A média, contudo, ainda está em patamares elevados.


Somente o Centro-Oeste apresenta média móvel de mortes crescente, em relação ao valor de 14 dias atrás. Sudeste e Nordeste apresentam queda e as regiões se encontram em situação de estabilidade nos números.

Publicidade


Acre, Ceará, Pará e Roraima apresentam média móvel de mortes crescente.


Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe têm média móvel de mortes estável. Os outros estados têm queda na taxa.

Publicidade


O Brasil tem uma taxa de cerca de 63,1 óbitos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de óbitos, e o Reino Unido, ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 59,5 e 62,8 óbitos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.


Na semana passada, o Brasil ultrapassou a taxa da Itália de mortes por 100 mil habitantes (59).

Publicidade


O México, que ultrapassou o Reino Unido em número de óbitos, tem 56,1 mortes para cada 100 mil habitantes.


A Índia agora é o terceiro país, atrás apenas de EUA e Brasil, com maior número de mortes pela Covid-19, com 79.722 óbitos.

Publicidade


Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 25,6 mortes por 100 mil habitantes.


Dados divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Ministério da Saúde apontam 15.115 novos casos de Covid-19 confirmados nas últimas 24h, com 381 novas mortes.

Publicidade


Em geral, a pasta diz que uma queda nos registros é esperada a cada início de semana devido ao menor número de equipes que trabalham em laboratórios aos sábados e domingos.


Com os novos números, o total registrado no balanço federal já chega a 4.345.610 casos da doença desde o início da epidemia, com 132.006 óbitos.


O país ainda soma 2.498 mortes em investigação.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade