Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais de 38 mil mortos

Brasil tem 1.185 novas mortes por Covid-19, revela consórcio de veículos de imprensa

Folhapress
10 jun 2020 às 08:16
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou nesta terça-feira (9) 1.185 novas mortes por Covid-19 e 31.197 novos casos. Ao todo, são 38.497 óbitos e 742.084 pessoas doentes desde 26 de fevereiro, quando a doença foi diagnosticada pela primeira vez no país.

Os dados são fruto de uma colaboração inédita entre O Estado de S. Paulo, Extra, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e UOL para reunir e informar números sobre o novo coronavírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As informações são coletadas com as Secretarias de Saúde, e o balanço é fechado às 20h de cada dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Imunize os jovens!

Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos

Imagem de destaque
Morador de Paiquerê

Secretaria de Saúde de Londrina confirma quinta morte por dengue na cidade

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Anvisa aprova registro de vacina Spikevax monovalente contra a covid-19

Imagem de destaque
10 e 11 anos

Saúde: Londrina e região enfrentam baixa procura pela vacina contra a dengue


São Paulo teve recorde de mortes em um só dia: 334. Já morreram por causa do novo coronavírus 9.522 paulistas, mais de 5.000 deles na capital, onde o comércio de rua deve reabrir nesta quarta (10). Nas últimas 24 horas foram confirmados 5.545 casos no estado, e o total passa de 150 mil.

Publicidade


O Amazonas, por sua vez, ultrapassou nesta terça a marca de 50 mil infectados. O estado, primeiro a ter o sistema de saúde em colapso, tem a maior taxa de incidência do país, com mais de 1.200 contaminados a cada 100 mil habitantes.


Não foram contabilizados números de Mato Grosso, que não informou os dados até o horário limite.

Publicidade


A iniciativa do consórcio de veículos é uma resposta a atitudes recentes do governo Jair Bolsonaro, que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins, retirou informações do ar, deixou de divulgar totais de casos e mortes e divulgou dados conflitantes.


Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o portal do Ministério da Saúde que reúne dados sobre a epidemia voltou a informar nesta terça o total de mortes e casos acumulados até o momento. As informações haviam sido tiradas do ar na sexta (5).

Publicidade


A pasta também voltou a divulgar os totais em seu balanço diário. Segundo boletim desta terça, foram contabilizados 1.272 novos óbitos e 32.091 casos nas últimas 24 horas, totalizando 38.406 mortes e 739.503 pessoas infectadas.


Números de Alagoas e Santa Catarina, que não haviam sido informados na segunda (9), foram reincluídos na contagem.

Publicidade


O ministro interino, general Eduardo Pazuello, compareceu nesta terça à comissão externa da Câmara que monitora as ações de combate ao coronavírus para prestar esclarecimentos sobre a falta de transparência na divulgação dos dados sobre a pandemia.


Na comissão, Pazuello apresentou as linhas gerais da nova metodologia defendida pelo governo, que inclui o registro da morte no dia em que ela ocorrer. Por padrão, as mortes eram contadas de acordo com o dia de notificação, método adotado na maior parte dos países.

Publicidade


A pasta planeja lançar uma nova plataforma para informar os números sobre a doença, mas ainda não informou quando isso acontecerá.


O Brasil é o segundo país no mundo em número de casos, atrás apenas dos EUA. Em relação ao total de mortes, ocupa a terceira posição.


Se for mantido o ritmo diário de óbitos, contudo, o Brasil deve ultrapassar em breve o Reino Unido, segundo da lista, que contava quase 41 mil mortes nesta terça.

Lá, porém, a doença está mais controlada, e o número de novas mortes e casos vem caindo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade