Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Brasil tem 256 novas mortes e chega a 166 mil óbitos por Covid-19

Folhapress
17 nov 2020 às 08:03
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou 256 mortes pela Covid-19 e 16.150 novos casos da doença na segunda-feira (16). Com isso, o país chegou a 166.067 óbitos e a 5.876.740 pessoas infectadas por coronavírus desde o início da pandemia.


Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S. Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os números têm variado bastante nos últimos dias, isso porque as secretarias estaduais voltaram a atualizar dados que estavam em atraso devido a problemas nos sistemas do Ministério da Saúde, após indícios de a pasta ter sido alvo de um ataque hacker, que teria causado falhas no acompanhamento dos casos da Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


Além dos dados diários do consórcio, a Folha de S. Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

Publicidade


A média de mortes nos últimos sete dias é de 490, voltando a se aproximar da casa dos 500. A variação foi de +34% em comparação com a média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta das mortes. A média, porém, também foi afetada pelo recente apagão de informações de alguns estados.


Foram 16 estados e o Distrito Federal que puxaram a alta na média móvel de mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Pernambuco e Rio Grande do Norte.Alguns estados, no entanto, tem um número baixo de mortes, o que pode levar a grande variações percentuais.

Publicidade


Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira apontam 13.371 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24h, com 216 novas mortes. Com isso, o total registrado no balanço federal já chega a 5.876.464 casos e 166.014 mortes pela doença desde o início da epidemia.


A pasta também voltou a atualizar dados que estavam em atraso. Um deles é o número de mortes ainda em investigação, que soma 2.392.

Na sexta (13), o ministério confirmou ter indícios de ter sido alvo de um ataque aos seus sistemas, assim como ocorreu com o STJ (Superior Tribunal de Justiça).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade