Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Brasileiros precisam de dados para avaliar o risco da pandemia, diz OMS

Ana Estela de Sousa Pinto - Folhapress
09 jun 2020 às 08:10
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"É muito importante que haja coerência nas mensagens sobre a pandemia de coronavírus, para que as pessoas possam confiar nelas, possam entender onde está a doença e avaliar seu risco", afirmou nesta segunda (8) o diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde, Michael Ryan.

A declaração foi dada em resposta a pergunta sobre a ameaça do governo Bolsonaro de sonegar dados e a posterior divulgação de dados divergentes. Segundo Ryan, a OMS tem recebido dados detalhados sobre o coronavírus no Brasil. "Espero que qualquer mal-entendido seja resolvido rapidamente."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor afirmou ainda que a comunidade científica e técnica latino-americana já demonstrou excelente desempenho no combate de doenças contagiosas, como sarampo e cólera, por exemplo, e que os governos precisam começar a apoiá-los para vencer o coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


"Governos da América do Sul e Central precisam trabalhar de maneira coordenada com suas equipes de saúde pública e seus cientistas, que são excelentes, para controlar a doença", disse ele.

Publicidade


Para Ryan, há motivos para se preocupar com a aceleração da doença no continente, além de na Europa oriental, no centro da Ásia e na África. "Somos gratos pelo tempo que tivemos [antes dessa aceleração] para nos preparar, mas não devemos nos enganar", afirmou.


O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que países que já conseguiram reduzir o número de casos e mortes devem se precaver contra o excesso de complacência, principalmente nesse momento de muitas manifestações.


"A OMS condena o racismo, mas pedimos que todos protestem de forma segura, usem máscaras, fiquem a no mínimo um metro de distância dos outros e não saiam de casa se sentirem sintomas da Covid-19 [febre e tosse seca, entre outros]", disse.

Segundo Ryan, participar de eventos de massa não é motivo para obrigar as pessoas a fazer quarentena, desde que as pessoas sigam as orientações e, principalmente, que não tenham contato com infectados pelo coronavírus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade