Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Câncer é doença urológica mais temida por homens, diz pesquisa

Cristina Índio do Brasil - Agência Brasil
01 nov 2023 às 11:59
- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer é a doença urológica mais temida pelos homens (58%), seguida por impotência sexual (37%). Naqueles acima de 40 anos, somente 32% se consideram muito preocupados com a própria saúde e 46% apenas vão ao médico quando sentem algo diferente. O percentual chega a 58% quando procura atendimento apenas no SUS (Sistema Único de Saúde). O exame de toque retal desperta temor em um em cada sete homens. O receio é maior em quem tem idade acima de 60 anos.


Os dados integram a pesquisa de percepção do homem sobre sua saúde da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), com o apoio do Laboratório Adium, que divulgada nesta quarta-feira (1º). O estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisa Ideia por meio de aplicativo mobile com homens acima de 40 anos de todas as regiões do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maior proporção dos que só vão ao médico ao sentirem algo está no grupo entre 40 e 44 anos (49%). Já o que mostrou ter maior cuidado com a saúde é a faixa acima de 60 anos, com 78%, afirmando que fazem exames a cada seis meses ou um ano. Conforme a SBU, mesmo com esses números, metade dos homens com mais de 40 tem medo ou ansiedade quando pensa na sua saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


“Sentir alguma coisa é algo que não passou com remédio caseiro. Ele foi à farmácia procurar algum paliativo que pudesse ajudar aquele sintoma e a coisa não melhorou. Essa atitude do homem faz com que ele tenha uma expectativa de vida, sete ou oito anos menor que a das mulheres”, diz o presidente da SBU, Alfredo Canalini.

Publicidade


A maioria dos ouvidos disse saber sobre o câncer (75%) e a prostatite (59%), mas a hiperplasia benigna (HPB), apesar de mais prevalente, é menos conhecida - só 43% têm informações a respeito dela. O desconhecimento da HPB é maior entre os mais jovens, de 40 a 44 anos, somente 39% sabem o que é. A estimativa é de que cerca de 50% dos homens acima de 50 anos terão algum grau de HPB.


“Na HPB a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga, aumenta de tamanho devido ao crescimento celular excessivo. E é mais comum em homens acima de 50 anos”, aponta o vice-presidente da SBU, Roni Fernandes.

Publicidade


Os sintomas são aumento da frequência de urinar ao longo do dia, diminuição da força e do calibre do jato urinário, dificuldade para iniciar a micção, sensação de urgência para urinar e outros sintomas relacionados ao trato urinário. Segundo o médico, os sintomas ocorrem porque o aumento do tamanho da próstata pode comprimir a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Isso leva a uma obstrução parcial do fluxo urinário e causa os sintomas mencionados. A HBP ainda pode interferir no funcionamento da bexiga e dos rins.


De aordo com a SBU, mesmo que as dificuldades de micção sejam mais comuns com o avançar da idade, o problema não deve ser considerado aceitável e normal no envelhecimento. Apesar disso, 38% dos participantes consideram, totalmente ou parcialmente que é normal ter dificuldade para urinar com o passar do tempo, e que isso não é motivo de preocupação. O índice de concordância com esse pensamento aumenta entre os homens de mais de 60 (48%).

Publicidade


“A próstata aumentada é uma das causas da dificuldade de urinar e, em longo prazo, se não tratada, pode causar retenção urinária, infecções e lesão no trato urinário, incluindo os rins”, diz a SBU.


Câncer de próstata

Publicidade


Dados do SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares), do Ministério da Saúde, de janeiro a julho de 2023 demonstram que houve 21.803 internações em decorrência da doença. A Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para a doença, é a existência de 71.730 novos casos anuais no período de 2023/2025. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, em 2022 foram 16.292 óbitos pela doença, ou seja, 44 mortes por dia.


Sinais e sintomas

Publicidade


Para a SBU, embora não sejam específicos do câncer de próstata, merecem atenção a presença de sangue na urina ou no sêmen, micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, levantar-se diversas vezes à noite para urinar, chamada de noctúria.

Publicidade


Conforme o presidente da SBU, mesmo tendo precisado de reforço nos últimos 14 anos, a conscientização sobre a doença vem progredindo. “Os homens começaram a se importar com a questão do diagnóstico precoce deste tipo de tumor”


Sedentarismo


Os entrevistados relataram alguns problemas de saúde, dos quais os mais citados o sedentarismo (26%), a pressão alta (24%), e a obesidade (12%). Do total, 35% disseram que não têm problema de saúde. O menor índice de escolha do sedentarismo ficou entre os homens 60+ (18%). Nessa faixa etária o problema mais comum é a pressão alta (40%).


“Na realidade, essa pesquisa só colocou em números aquilo que já percebíamos, porque ainda existe certa relutância do homem em procurar fazer exames de rotina. Eles só procuram o médico quando estão sentindo alguma coisa”, comenta o presidente da SBU.


Recomendações


Segundo a SBU, mesmo sem apresentar sintomas, homens a partir de 50 anos devem procurar profissional especializado para avaliação individualizada. Já os que integrarem o grupo de risco, como afrodescendentes ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos, devem começar os exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.


A análise da próstata é feita pela dosagem do PSA, enzima com algumas características de marcador tumoral no sangue, juntamente com o exame de toque. “Um exame não exclui o outro, visto que é possível ter PSA aumentado e não ter a doença ou tê-lo normal e ter a doença. O PSA também pode aumentar no caso de prostatite e HPB, e há situações em que ele não se altera mesmo com o câncer em curso”, pontua a SBU.


O tratamento varia conforme o estágio da doença, com as condições clínicas e o desejo do paciente. Entre elas estão: cirurgia, radioterapia, vigilância ativa, hormonioterapia, quimioterapia e radiofármacos.


“Parar de fumar, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regular e evitar a obesidade trazem muitos benefícios. Visitas regulares ao médico devem ser feitas, mesmo que não haja sintomas, porque o diagnóstico eo  tratamento precoces ajudam a controlar as doenças e evitam suas complicações”, finaliza Alfredo Canalini, presidente da SBU.


Imagem
UEL espera receber mais de 30 mil visitantes no Paraná Faz Ciência 2023
Mais de 30 mil visitantes participarão do maior evento científico do Estado, entre os dias 6 a 10 de novembro na UEL (Universidade Estadual de Londrina).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade