Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novo estudo sobre o tema

Carga viral durante infecção por HIV determina evolução do vírus

Folhapress
11 jan 2024 às 09:41
- Vinícius Marinho/Fiocruz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é conhecido por se recombinar e conseguir escapar assim do sistema imunológico dos hospedeiros, fugindo também da ação de drogas e anticorpos.


Essa é uma das razões que torna tão difícil a obtenção de uma vacina anti-HIV, justamente porque um mesmo indivíduo infectado pode carregar dezenas de variantes distintas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas a relação entre as formas recombinantes do HIV no corpo humano e a carga viral durante a infecção nunca foi compreendida totalmente. Até agora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


Um novo estudo identificou uma associação entre a maior carga viral em um indivíduo com a taxa de recombinação do vírus. Este seria um dos agentes de evolução viral.

Publicidade


A pesquisa, assinada por Elena Romero, do departamento de Ciências Genômicas da Universidade de Washington, e Alison Feder, do Centro de Câncer Fred Hutchinson (Seattle), foi publicada nesta quarta-feira (10) na revista Molecular Biology and Evolution.


As autoras partiram de uma hipótese a partir de estudos observados em animais em laboratório e órgãos em placas, onde a co-infecção de múltiplas variantes do vírus nas células favorece a recombinação destas diferentes formas do vírus. A recombinação é a mistura de material genético de duas ou mais cepas do HIV, resultando em maior variabilidade genética.

Publicidade


A outra forma de aumentar a diversidade é pelas mutações que ocorrem com a replicação do vírus nas células, que ocorre em taxas já bem conhecidas dos estudiosos.


De acordo com a pesquisa, em indivíduos com uma maior carga viral a variedade de populações do HIV nas diferentes células (chamados virions) contribui para o surgimento de novas variantes. Isto ajuda a determinar a evolução do vírus, com o surgimento de formas que conseguem escapar de maneira mais eficaz da ação dos coquetéis anti-retrovirais.

Publicidade


O estudo encontrou uma taxa de recombinação em indivíduos com carga viral elevada até seis vezes superior à observada em amostras normais do vírus.


Em seguida, elas compararam a carga viral de dez pessoas convivendo com HIV há 6 a 12 anos e que tinham a taxa de vírus no organismo medida periodicamente. O participante 1, indicado como aquele com a carga viral mais elevada, apresentou a maior variedade genética das cepas de HIV no organismo; o mesmo foi observado com os participantes 3, 4 e 7, que também tinham cargas virais elevadas.

Publicidade


É importante notar que em pessoas que convivem com HIV apresentam uma diversidade também da carga viral no próprio organismo ao longo do tempo, o que vai depender, por exemplo, se o vírus é controlado por antivirais, do tempo desde a infecção, dentre outros.


A técnica apresentada no estudo pode ajudar no desenvolvimento de novos testes mais eficazes para a detecção da carga viral e de variantes do HIV presentes no organismo.

Publicidade


Confirmando observações de outros estudos in vitro (em laboratório), a pesquisa é a primeira evidência de como a variação intra hospedeiro (no mesmo indivíduo) é um fator determinante de recombinação viral em humanos.


As pesquisadoras reforçam, porém, que a associação encontrada é de correlação, mas não é possível determinar uma associação causal, uma vez que os fatores que levam à variabilidade genética não podem ser explicados só pelo número de cópias do HIV.


O estudo incluiu também um número reduzido de participantes (10), que embora não estejam em tratamento, têm o vírus controlado no organismo, o que pode também apontar caminhos para pesquisas sobre remissão do HIV.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade