Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em um mês

Casos de Covid-19 em crianças mais do que dobram em Londrina

Micaela Orikasa - Grupo Folha
14 set 2020 às 15:15
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de confirmações da Covid-19 em crianças entre 0 e 9 anos subiu de 71 para 163 em apenas um mês em Londrina. Um salto de 129% que acende um alerta sobre a importância das famílias manterem as medidas preventivas, em especial, o isolamento social. Na faixa etária dos 10 aos 19 anos, o salto foi de 112%, passando de 190 para 403 casos.


Os dados consideram os boletins epidemiológicos da secretaria municipal de Saúde dos dias 10 de agosto e 10 de setembro. Há um mês, a cidade registrava um total de 3.799 confirmações da doença desde o início da pandemia (em março) e os números atualizados na quinta-feira (10) já alcançavam 7.493. Ou seja, quase quatro mil casos a mais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



A FOLHA conversou com o chefe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do HU (Hospital Universitário), Arnildo Linch Junior. A unidade estava, na quinta-feira, com três crianças em isolamento aéreo com suspeita de Covid-19 devido ao quadro clínico de doença respiratória ou por terem tido contato com pessoas que testaram positivo para a doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep


O HU é referência para os atendimentos graves da Covid-19 em Londrina e para os demais 20 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde. Ao todo, são 19 leitos (nove de retaguarda) para atender crianças até 14 anos e 11 meses. No dia 10 de agosto, a taxa de ocupação de leitos pediátricos do SUS (Sistema Único de Saúde) e privados estava em 58%. Na mesma data deste mês, houve um aumento para 63%.

Publicidade


O pediatra comenta que o perfil de admissão na UTI varia a cada semana, mas diz que normalmente são recém-nascidos de mães que tinham a confirmação da doença, ou que apresentavam sintomas respiratórios ou tiveram contato com outras pessoas positivas.


No entanto, o cenário mudou nas duas últimas semanas. "Percebemos uma característica diferente com o aumento do número de crianças com maior idade, entre 5 e 10 anos, que vieram para o hospital ou com suspeita ou com história de contato com pacientes adultos que testaram positivo. Inclusive, tivemos uma criança com critérios de gravidade que precisou vir para a UTI ficar entubada, mas que teve um bom desfecho”, diz.


CONTINUE LENDO NA FOLHA:


Quatro em cada dez crianças internadas na UTI do HU por conta do coronavírus evolume para quadro mais grave da doença

'Única medida eficaz é manter as crianças em casa', afirma médico do HU

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade