Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ajude a ciência!

Cientistas da UEL fazem vaquinha virtual para pesquisar picolé que sacia sede de pacientes

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
03 mar 2020 às 14:09
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O GPS (Grupo de Pesquisa da Sede) promove um financiamento coletivo (crowdfunding) para angariar recursos para ampliar a produção de picolé mentolado, desenvolvido pelo grupo como forma de mitigar a sede de pacientes antes e depois de passar por cirurgias. A apenas quatro dias do fim da arrecadação, o grupo conseguiu apenas 16% dos R$40 mil necessários - até as 14h, apenas R$ 6.730 haviam sido arrecadados. As doações podem ser feitas neste link, que pede ajuda para "saciar a sede de milhares de pacientes”.


O GPS foi criado há quase dez anos para buscar formas de diminuir o sofrimento de pacientes pré e pós-operatorios, provocado pela restrição de acesso a líquidos. Desde sua formação, o grupo desenvolveu protocolos de segurança e um picolé mentolado para que o paciente não precise sofrer de sede desnecessariamente. Os resultados positivos estão relatados em 23 artigos científicos publicados, mas todas as pesquisas e iniciativas são mantidas por meio de vendas de pizzas, doações e outras atividades para arrecadar dinheiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a justificativa do GPS no Kickante para angariar os recursos, há situações em que os pacientes são submetidos a jejuns que ultrapassam 200 horas sem comer ou beber. "Além disso, a ansiedade pela cirurgia e alguns medicamentos levam o paciente a se desesperar pela impossibilidade de beber qualquer gota d'água, tanto antes quanto depois da cirurgia”, continua o texto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Os recursos pretendidos com o financiamento coletivo dariam suporte a duas pesquisas visando o conforto dessas pessoas. A primeira foca na ampliação do alcance do picolé mentolado. Atualmente, ele é feito artesanalmente pelo próprio grupo. O objetivo é torná-lo acessível a todas as instituições de saúde do Brasil, mas esta etapa depende de uma bateria de 12 testes para garantir a viabilidade e a qualidade do produto.

Publicidade


Entenda melhor com a mestranda Natiely Haila Motta:



Outra pesquisa a ser financiada é a avaliação dos efeitos do picolé sobre os hormônios que regulam a sede, com ensaio clínico com voluntários. Este estudo, entretanto, necessita de exames laboratoriais de alto custo. Um estudo já foi feito com nove voluntários e indicou a atuação neuroendócrina do picolé.


A doutoranda Thammy Nakaya explica esta etapa da pesquisa:

O GPS mantém um site com informações sobre o grupo, suas publicações e outras atividades, acessíveis neste link.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade