Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Com quase 40 mil casos de Covid-19, SP deve ter infecção em todas as cidades até o fim do mês

Patrícia Pasquini - Folhapress
08 mai 2020 às 08:14
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O estado de São Paulo alcançou 39.928 casos de Covid-19 nesta quinta-feira (7), segundo anunciou o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, durante entrevista à imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

O número é 5,48% maior que o do dia anterior, que somou 37.853. Houve 2.075 casos a mais no período.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 24 horas, foram registrados 161 novos óbitos em decorrência da doença -desde o início da pandemia morreram 3.206 pessoas-, 5,28% a mais que o total confirmado nesta quarta-feira (6).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária


Com a taxa média de isolamento a 47%, até o final de maio todos os 645 municípios paulistas terão casos e óbitos por Covid-19. É o que indica um estudo elaborado pelo governo estadual e apresentado pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Publicidade


O Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo aponta que nos últimos 15 dias a taxa de isolamento no interior caiu de 52% para 47%, em média.


No início da pandemia, quando não havia nenhuma ação do governo em relação à doença, a taxa de transmissão da Covid-19 estava em 2,9%, ou seja, cada indivíduo infectado contagiava outros três.

Publicidade


Segundo as projeções, com o isolamento social a 55%, a taxa cairia para 1,16%, e o contágio aconteceria de forma mais lenta. Se o índice de isolamento se mantivesse a 70%, a taxa de transmissão seria de 0,87% e haveria estabilização da doença até o seu desaparecimento.


De acordo com o mesmo levantamento, atualmente, a cada 3 dias, 38 novas cidades paulistas registram casos de Covid-19.
Para o estudo, o crescimento da pandemia no estado foi observado durante 50 dias. No início de março, havia casos de Covid-19 em sete novas cidades a cada três dias. Em abril, a média avançou para 25 novos municípios no mesmo período.

Publicidade


No dia 17 de março, por exemplo, o estado tinha 164 casos e 1 morte. Em 30 de abril, os números apontavam 28.698 infectados e 2.373 óbitos.


"A onda epidêmica está se distribuindo para todos os municípios do estado. O índice de isolamento [atual] não vai nos levar a uma situação de controle da epidemia", diz Covas.

Publicidade


A doença já se espalhou por 371 municípios de São Paulo. Se a taxa de isolamento social cair, os números de casos e mortes aumentarão.


"Nós conseguimos verificar o crescimento da pandemia em mais municípios do estado de São Paulo de forma mais aguda. No início de maio, chegamos a 38 cidades a cada 3 dias. Se seguir por esse caminho, significa que todos os municípios terão contágio do vírus até o final de maio", disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Publicidade


Até o mês de março, o novo coronavírus se concentrava na região metropolitana, mas avançou rapidamente para o interior e litoral.


A proporção de contágio é quatro vezes maior nestas regiões. Entre os dias 1 e 30 de abril, a Grande São Paulo passou de 2.700 para 24,3 mil casos, crescimento de 770%. No mesmo período, no interior, os casos subiram de 129 para 4.300 casos, o que representa aumento de 3.302%.

Publicidade


Novos leitos


Atualmente, o estado tem 66,9% dos leitos de UTI ocupados, com 3.767 pessoas internadas. Na Grande São Paulo, a taxa está em 89,6%, com 5.919 internados. Os números referem-se a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. No Hospital de Campanha do Ibirapuera (zona sul), há 97 internados.


Segundo Germann, nos próximos dias a Secretaria de Estado da Saúde publicará um chamamento público que abrirá precedentes para a negociação de leitos com a rede privada filantrópica e lucrativa, de acordo com a necessidade.


Há ainda 1.800 leitos de UTI para serem abertos no estado. Eles estão condicionados a chegada de respiradores.


Germann disse que, no mês de abril, 15 pacientes foram transferidos por meio do sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), que determina o leito mais adequado conforme a gravidade do caso e a disponibilidade de vagas. O número de leitos é a variável mais importante do enfrentamento da pandemia.


O presidente do ​Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde São Paulo), Geraldo Reple, afirmou que, nesta quarta, houve 1.000 internações e 600 altas no estado. No entendimento de Reple, esses números deveriam ser mais próximos um do outro.

Reple, que também é secretário municipal de Saúde de são Bernardo do Campo (ABC), disse que será inaugurado no município um hospital com 250 leitos destinados a pacientes com Covid-19 -destes, 80 de UTI.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade