Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sabia?

Como diferenciar os sintomas de dengue e de Covid, doenças em crescimento no Brasil

Folhapress
16 fev 2024 às 09:45
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os números de casos por dengue e de Covid seguem em alta no país, influenciados pela folia do Carnaval e a volta às aulas. As doenças possuem sintomas semelhantes que podem confundir os infectados. Saber diferenciá-los é importante para não haver erros no tratamento, principalmente no que diz respeito à automedicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tanto na dengue quanto na Covid os pacientes apresentam febre alta e uma sensação de cansaço que pode ser bastante incapacitante de acordo com Leonardo Weissmann, médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professor da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). A diarreria, na minoria dos casos, também pode aparecer.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


Além disso, ambas as doenças podem provocar dores musculares e de cabeça. "Essa sobreposição de sintomas pode confundir tanto pacientes quanto profissionais de saúde nos estágios iniciais", afirma o especialista.

Publicidade


Há também sintomas mais característicos de cada doença. Enquanto a dengue pode causar dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, a Covid pode fazer com que o paciente tenha problemas respiratórios, como tosse seca e dificuldade para respirar. São esses sintomas mais específicos que o infectado deve observar para diferenciar uma doença da outra, segundo Weissmann.


Outros aspectos que devem ser observados são o histórico de exposição do paciente e o contexto epidemiológico local. Ou seja, se ele passou por locais com aglomeração ou se esteve em locais em que o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, pudesse se proliferar.

Publicidade


O diagnóstico preciso sobre as doenças pode ser obtido com testes específicos, como o RT-PCR para a Covid e o teste rápido NS1 ou a sorologia para dengue. De acordo com o médico infectologista do Hospital São Luiz - São Caetano e professor da Universidade Cidade de São Paulo, o autodiagnóstico e autotestes podem ser perigosos, até mesmo em caso de falso negativo. O ideal, para ele, é a pessoa procurar serviço de saúde e orientação médica adequada.

E A MEDICAÇÃO?

Publicidade


Para o sintoma de febre, comum em ambas as doenças, medicamentos como dipirona e paracetamol são geralmente recomendados devido à sua segurança. Por outro lado, Weissmann afirmam que deve-se evitar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, principalmente se a suspeita for de dengue, devido ao risco de sangramentos. Outras contraindicações nesse caso são corticoides e aspirina.


Os especialistas recomendam que indivíduos com sintomas que indiquem dengue ou Covid busquem orientações médicas. "A automedicação pode ser perigosa e pode mascarar sintomas importantes, complicando o diagnóstico e o tratamento", afirma Weissmann. "O diagnóstico precoce e o manejo apropriado são cruciais para um bom prognóstico em ambas as doenças." O médico também indica repouso e hidratação adequada.


Desde o começo do ano, os casos de dengue quadruplicaram, de acordo com o Ministério da Saúde. Já foram registrados meio milhão de prováveis infectados com a doença, enquanto no mesmo período no ano passado o número era de 128.842.


A alta também acontece com a Covid, cujo número de novos casos semanais está acima dos 36 mil e 194 óbitos até 8 de fevereiro. A doença não se espalhava desse jeito desde abril de 2023, segundo o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde). Em duas semanas, São Paulo registrou aumento de 140% de casos positivos de Covid.


Imagem
Prefeitura de Londrina alerta usuários sobre site falso do Município
Site falso se passando pelo site oficial da prefeitura de Londrina está confundindo os internautas. Por conta desse fato a prefeitura alerta os usuários para tomar muito cuidado para não acessar o site enganado. Saiba qual é o endereço verdadeiro.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade