Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta

Conheça bactéria suspeita de causar mortes de crianças em Minas Gerais

Leonardo Zvarick - Folhapress
27 out 2023 às 15:11
- Divulgação/prefeitura de São João del Rei
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A causa da morte de três crianças e internação de outras quatro em São João del Rei, no interior de Minas Gerais, permanece indeterminada. Entre as possibilidades investigadas pelas autoridades prevalece a suspeita de infecção bacteriana.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Na declaração de óbito da primeira vítima, um menino de 10 anos, a bactéria Streptococcus pyogenes foi apontada pelo médico como causa da infecção - na ocasião, contudo, não houve coleta de material para confirmação em laboratório.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


Trata-se de uma bactéria comum, responsável por uma série de infecções em seres humanos. Normalmente os quadros são leves e o tratamento é simples, embora alguns pacientes, principalmente crianças, desenvolvam sintomas mais graves.

Publicidade


Amigdalite, faringite, febre, dor no corpo e infecções de pele estão entre os principais efeitos da bactéria, também chamada de estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Quando a infecção é grave, porém, pode resultar em pneumonia e septicemia, condição que em muitos casos leva o paciente à morte.


"Algumas cepas são muito agressivas e produzem toxinas que podem levar à morte do tecido. E é muito grave, porque a bactéria cai no sangue, se multiplica e pode invadir os órgãos, provocando a septicemia", explica o infectologista Marcelo Simão Ferreira, professor da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Publicidade


A bactéria é facilmente transmitida por meio de secreções respiratórias provenientes, por exemplo, de espirros e tosses. Por isso, é comum que se multiplique entre crianças no ambiente escolar. "Essa bactéria pode ser encontrada em superfícies, de maneira geral. Nas carteiras, nos bebedouros e em outros objetos", acrescenta Ferreira.


Segundo o médico, o diagnóstico clínico costuma ser suficiente para identificar a presença da bactéria e orientar o tratamento adequado. "A grande vantagem é que a bactéria não é resistente a penicilina. Você cura com qualquer antibiótico derivado", diz Ferreira, que orienta pais e mães a buscarem atendimento médico para os filhos rapidamente ao perceberem os primeiros sintomas.

Publicidade


Recentemente, outra bactéria do mesmo gênero, chamada Streptococcus sp. alfa-hemolítico, foi apontada como causa do adoecimento de outra criança na cidade. Uma menina de 9 anos foi internada com febre e lesões no pé, mas já recebeu alta.


Segundo Ferreira, esse tipo de bactéria é "um habitante normal da nossa garganta", mas pode causar infecções graves em outras regiões do corpo.

Publicidade


A causa das mortes ocorridas no interior de MG é investigada pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), instituto vinculado à SES (Secretaria de Estado de Saúde). A pasta não informou se tem previsão para divulgação dos laudos.


As mortes motivaram o fechamento de escolas em São João del Rei, onde duas crianças continuam internadas, e em outros municípios vizinhos. Em seus canais oficiais, as prefeituras de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas —todas na região do Campo das Vertentes —anunciaram a suspensão temporária das aulas para desinfecção das unidades de ensino.

Publicidade


Em nota, a autoridade estadual disse que "não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população, como paralisação nas escolas".


A SES-MG reforça que, em casos de sintomas como febre e garganta inflamada, a orientação à população é procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para diagnóstico correto e tratamento adequado.


A secretaria destaca ainda que o melhor meio de informação para a população são os canais oficiais, evitando o compartilhamento de notícias falsas e o alarme injustificado da população.


Imagem
Educação sexual é fundamental desde a infância, diz psicóloga
Voltando a ter prioridade nas pautas do governo federal em 2024, a educação sexual é fundamental para crianças de todas as idades.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade