Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

Conheça os exames para identificar e prevenir doenças cardiovasculares

Caroline Knup*
02 mar 2020 às 15:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As doenças cardiovasculares, são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) informa que mais de 30% de todos os óbitos registrados no País se devem a essas doenças.

De acordo com Afonso Akio Shiozaki, médico cardiologista da Clínica Ômega Diagnósticos, de Londrina, as doenças cardiovasculares mais comuns entre os brasileiros são a hipertensão e a aterosclerose. O especialista aponta que, tanto para as enfermidades mais comuns quanto para as mais raras, existem fatores genéticos e ambientais que podem representar maior risco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O fator genético de risco para a doença aterosclerótica coronária, pode ser identificado quando existe o histórico familiar de infarto em parentes de primeiro grau (pai, mãe e irmãos) com menos de 55 anos. Isso indica predisposição genética para o infarto e atenção redobrada", informa o cardiologista. Quanto aos fatores ambientais, Shiozaki destaca as doenças que são adquiridas por meio de comportamentos, como tabagismo e sedentarismo. Além disso, diabetes hipertensão e obesidade são importantes fatores de risco que aceleram a doença aterosclerótica coronária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Oeste

Referência em atendimento de casos de dengue, UPA Sabará mantém atendimento de urgência em ortopedia

Imagem de destaque
Bolsonaro e + 15

Veja lista de indiciados pela PF sob suspeita de fraude em cartão de vacinação

Imagem de destaque
Alerta

Brasil passa de 1,8 milhão de casos de dengue em 78 dias e bate recorde histórico

Imagem de destaque
E mais 11 mortes

Paraná bate recorde e ultrapassa 110 mil casos de dengue; Londrina registra 8 mil


Para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, Shiozaki aponta que é necessário mudar alguns hábitos. "Algumas ações que podem prevenir o aparecimento dessas doenças são: não fumar, controlar a pressão arterial, controle do colesterol, do diabetes, alimentação saudável e praticar exercícios físicos orientados por profissionais", aponta.

Publicidade


Quanto ao diagnóstico, o cardiologista afirma que, em 50% dos casos, o infarto é o primeiro sintoma de uma doença cardiovascular. Por isso, Shiozaki diz que a prevenção é de suma importância. "Um recente trabalho (SCOT HEART trial), publicado na New England Journal of Medicine, uma das revistas médicas mais respeitadas no mundo, mostrou redução de 40% na taxa de infartos quando se começa a investigação da doença coronária utilizando a tomografia coronária", conta.


Para a prevenção, o especialista indica que alguns exames são essenciais. "Os exames mais frequentemente indicados são o eletrocardiograma, o ecocardiograma e o teste ergométrico, mais conhecido como 'esteira'. Entretanto, na detecção da doença aterosclerótica precoce, esses exames apresentam limitações e podem não ser capazes de realizar o diagnóstico", afirma.

Publicidade


Na Clínica Ômega Diagnósticos, a detecção da doença aterosclerótica coronária é realizada de maneira cuidadosa em Londrina e região. A clínica conta com um tomógrafo computadorizado multislice que possui 80 canais de detectores e que possibilita o diagnóstico preciso, com redução de até 60% da incidência de radiação e pouco uso de contraste nos exames em que há necessidade. "Com esse tipo de tomógrafo, investigar a doença coronariana é um processo simples que permite que o paciente tenha um diagnóstico precoce", finaliza o cardiologista.


Para agendar, entre em contato pelo telefone (43) 3374-0000 ou pelo WhatsApp (43) 9 9165-1374.

Publicidade



Serviço:


Clínica Ômega Diagnósticos
Av. Bandeirantes, nº 809, Jardim Londrilar - Londrina, PR
Agendamentos: (43) 3374-0000 e (43) 9 9165-1374
E-mail: [email protected]
Facebook: facebook.com/omegadiagnosticoslondrina

*Com supervisão de Sofia Mikrute


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade