Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Previna-se!

Crianças precisam ser vacinadas contra a pólio e as demais doenças graves

AEN-PR
26 nov 2020 às 10:23
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde alerta os pais e responsáveis por crianças de 12 meses até 5 anos para que as levem a postos para a imunização. Todas as salas de vacina estão adotando os protocolos de segurança estabelecidos para a prevenção da Covid-19. O Paraná tem 1.850 salas distribuídas em todos os municípios.


"Reafirmamos que a vacinação contra a pólio e contra outras graves doenças é fundamental para a saúde. Alertamos os paranaenses também para a questão das doenças consideradas erradicadas, que podem voltar a qualquer momento. Foi o que aconteceu com o sarampo, que voltou a registrar casos depois de 20 anos”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Neste momento que antecede a chegada da vacina contra a Covid-19, a população deve atualizar a caderneta de vacinação. Entendemos a expectativa quanto a vacina da Covid, mas alertamos que é preciso estar imunizado contra todas outras doenças para as quais temos as doses disponibilizadas na rede pública. São 18 vacinas ofertadas para imunizar contra doenças tão graves quanto a Covid e que também podem levar a óbito”, enfatiza o secretário.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


VIGILÂNCIA - A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde atua com medidas permanentes de controle, acompanhando todas as notificações e casos suspeitos de doenças consideradas erradicadas como sarampo, pólio, rubéola e difteria.

Publicidade


A notificação compulsória das suspeitas é a principal fonte da Vigilância. A partir dos registros feitos pelos serviços de saúde são desencadeadas as ações de contenção.


No caso da pólio, que é a paralisia infantil, doença infectocontagiosa viral aguda, a Vigilância é feita com a notificação e monitoramento de casos suspeitos de paralisias que chegam aos hospitais, como quadros de fraqueza muscular e outras manifestações que indiquem redução de tônus muscular. Identificando esses casos é feito o controle da poliomielite.

Publicidade


O Paraná não registra casos de pólio desde 1.986, mas para que a população esteja totalmente protegida é preciso atingir 95% de 583 mil crianças na faixa de 1 ano até menores de 5 anos.


"Até o momento, o Paraná apresenta a cobertura vacinal de 76% desta faixa, o que indica que milhares de crianças ainda precisam receber a dose”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes.

Publicidade


SARAMPO – O sarampo é outra doença de contágio viral que sempre preocupa a Vigilância e o Programa Estadual de Imunizações, pois pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia e, em casos de maior gravidade, pode provocar o óbito.


O Paraná saiu da situação de surto do sarampo em setembro, depois de completar 90 dias sem registro de novos casos. Entre agosto do ano passado e agosto deste ano o estado totalizou 1.976 casos. Uma pessoa contaminada pode transmitir para outras 18.

Publicidade


"São várias as ações desenvolvidas pela Vigilância para garantir o controle, mas a proteção contra a doença acontece mesmo com a vacina, que no caso do sarampo tem 95% de eficácia”, disse a diretora.


Para estar imunizado contra o sarampo é preciso receber duas doses da Vacina Tríplice Viral entre 1 ano e 29 anos. Entre 30 a 59 anos a imunização acontece com dose única.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, também segue em todo Estado até dia 18 de dezembro e nesta fase é dirigida às pessoas na faixa de 20 a 29 anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade