Disque-Coronavírus tem novo horário de atendimento

por Redação Bonde com N.Com
   
Reprodução/Pixabay

A partir desta segunda-feira (3), o Disque-Coronavírus passa a atender em novo horário. Agora, o 0800-400-1234 recebe ligações de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Lançado em 23 de março, o serviço gratuito de atendimento telefônico é oferecido pela Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) em parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina).

A alteração do funcionamento do Disque-Coronavírus busca otimizar as escalas de profissionais bolsistas que atuam no atendimento das ligações.

Desde o primeiro dia, o serviço já recebeu 5.250 ligações, o que representa em torno de 45 a 50 ligações por dia. Como no período da noite e madrugada a procura é muito menor, o horário foi adaptado para que os atendentes estejam disponíveis quando há um volume maior de chamadas.

Divulgação/Secretaria de Saúde

De acordo com a diretora-geral da SMS, Rosilene Machado, a proposta do Disque-Coronavírus nasceu na Vigilância Epidemiológica da SMS, assim que as ações de combate à pandemia iniciaram efetivamente, e foi potencializada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL.

A professora e pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, Mara Solange Gomes Dellaroza, destacou que os atendentes são capacitados para sanar dúvidas que envolvam desde a prevenção ao Covid-19, como também orientações para o tratamento da doença.

"Qualquer pessoa com dúvida sobre, por exemplo, como higienizar seus alimentos, nossos bolsistas vão explicar e orientar sobre todas as formas de prevenção. Se for um paciente sintomático, eles vão verificar se é um caso suspeito, e reforçar as orientações de tratamento e possível isolamento, se isso for indicado, conforme o caso. Também temos atendido muitas pessoas que tiveram contato com alguém que depois foi positivado para Covid-19, muitos nos ligam por esse motivo, e os bolsistas estão habilitados sobre qual a conduta adequada para quem teve contato com alguém que foi confirmado”, citou.

Outro atendimento prestado por meio do Disque-Coronavírus abrange o agendamento de consulta por telemedicina com os médicos da SMS, caso o paciente tenha sintomas de Covid-19 e precise passar por avaliação médica. E, também, o encaminhamento para suporte emocional, oferecido por psicólogos da rede municipal.

"Pela ligação no 0800, a gente consegue agendar a consulta médica ou atendimento com psicólogo, em uma plataforma on-line, e sem que esse paciente precisar sair de casa. O grande objetivo é que as pessoas não saiam do seu isolamento, nem para o tratamento, caso os sintomas sejam leves. Mas se houver uma mudança no quadro, como falta de ar, aí sim orientamos procurar uma unidade de saúde. Quanto menos as pessoas transitarem, menos risco elas terão de se contaminarem ou contaminarem outras pessoas. É uma forma simples e barata de cuidar de si e de quem está no nosso entorno”, detalhou a pró-reitora.

Caso o paciente precise procurar orientação fora do horário de atendimento do Disque-Coronavírus, como feriados ou finais de semana, a indicação é o download do aplicativo Telemedicina Paraná, desenvolvido pelo governo do Estado.

O aplicativo é gratuito e disponível para sistemas Android e iOS. Mediante cadastro e preenchimento da avaliação epidemiológica do usuário, o app direciona para atendimento médico via WhatsApp, com auxílio da telemedicina.

Conteúdo relacionado: