Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira os dados

Doenças do coração são as que mais matam no Brasil e no mundo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 set 2019 às 09:50
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No último sábado, 29 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial do Coração, data de conscientização para cuidados com a saúde do sistema cardiovascular. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 17 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças cardiovasculares. No Brasil, a média anual já chegou a 380 mil pessoas, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.

Com exceção de fatores genéticos que exigem cuidados especiais, cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas apenas com atitudes saudáveis, como não fumar, evitar o consumo de álcool, praticar atividades físicas e manter uma dieta adequada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Quase metade da população brasileira passa por problemas de desequilíbrio no sistema cardiovascular. Em boa parte, devido à alimentação, à falta de atividades físicas e aos maus hábitos do cotidiano, o que, com o tempo, leva à complicações”, afirma Pedro Rubens, cardiologista coordenador dos setores de de cardiologia e clínica geral do HSANP.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses

Imagem de destaque
Vigilância Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida


O diagnóstico precoce possibilita maiores chances de tratamento e deve ser incentivado. Exames de rotina são essenciais para detectar alterações significativas ou silenciosas na saúde do paciente.

É importante destacar que problemas cardíacos não afetam apenas idosos. No Brasil, 11% das mortes ocorrem em pessoas na faixa etária dos 30 aos 46 anos. Além de cigarro e álcool, costumam ser fatores agravantes o estresse elevado, consumo de muitos alimentos gordurosos e carboidratos, excesso de peso, sedentarismo e colesterol alterado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade