Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Primeira vez no mundo

Espanha confirma primeiro caso de dengue por transmissão sexual

Redação Bonde
11 nov 2019 às 10:09
- Divulgação/AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Autoridades de saúde da Espanha confirmaram na última sexta-feira (8) o primeiro caso de dengue por transmissão sexual do mundo. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, a transmissão ocorreu em uma relação sexual entre dois homens.

Até o momento, a comunidade científica acreditava que o vírus da dengue era transmitido apenas por meio da picada do mosquito vetor. Agora, com o relato desse primeiro caso via sexual, é provável que as linhas de pesquisa sobre a doença tenham alterações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar da novidade do caso, Susana Jimenez, médica epidemiologista da Espanha, afirmou que um possível caso de transmissão de dengue por relação sexual entre um homem e uma mulher já havia sido tema de um artigo científico da Coreia do Sul.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


Jimenez afirmou que, no caso espanhol, um homem de 41 anos foi infectado pelo vírus da dengue durante uma relação com seu parceiro, que teria contraído a doença enquanto estava em Cuba durante uma viagem.

Publicidade


O caso começou a ganhar repercussão em Madri no final de setembro, quando os profissionais de saúde notaram que o homem de 41 anos não havia frequentado qualquer região do mundo onde a dengue é endêmica. Além disso, as autoridades investigaram a possibilidade da doença ter sido transmitida por mosquitos mesmo na Espanha, mas nenhum inseto foi encontrado, o que possibilitou a conclusão de que a picada não foi o meio de infecção.


Um dos médicos responsáveis pela investigação do caso afirmou que o parceiro do homem, o qual viajou para Cuba, apresentou os mesmos sintomas. Com isso, foi verificado que os dois estavam infectados pelo vírus da dengue. Além disso, Jimenez contou que, por meio de análises dos espermatozoides de ambos, foi possível constatar que o vírus encontrado nos dois era o mesmo que circula Cuba.

Para a epidemiologista espanhola, a nova descoberta é extremamente significativa, já que indica uma nova forma de transmissão da doença, o que exige novas políticas de prevenção.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade