Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus

Estados citam risco de segunda onda da Covid-19 e pedem mais R$ 3 bi ao Ministério da Saúde

Folhapress
20 nov 2020 às 09:45
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diante do risco de uma segunda onda de aumento de casos de infecções e de mortes por Covid-19, os secretários estaduais de saúde reunidos do Conass enviaram carta ao ministro Eduardo Pazuello (Saúde) solicitando a ampliação em R$ 3 bilhões na verba para o atendimento hospitalar de média e alta complexidade.


Os recursos deverão ser usados, segundo os secretários de saúde, na reorganização e expansão de suas redes assistenciais e de vigilância.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O aparato criado para o atendimento à Covid-19 foi desmobilizado em todos os estados, e o problema agora, segundo um desses gestores, é voltar a atender pacientes do coronavírus e paralisar novamente o tratamento de outras doenças. Esses atendimentos já haviam sido prejudicados, com a dedicação exclusiva ao tratamento da Covid-19 na primeira fase de alta das infecções.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Os secretários pedem ainda que o governo brasileiro se antecipe e compre 20 milhões de testes rápidos e que permita que os estados também possam fazer compras de testes e de materiais no mercado externo, evitando que haja falta desses produtos, uma vez que a segunda onda já ocorre na Europa e nos EUA.


"Qualquer expressão de negação do risco de uma nova expansão da doença em território nacional poderá levar a um cenário de tragédia epidemiológica de proporções piores aos vividos na primeira expansão de casos", diz a carta.

"As vidas perdidas até aqui para o coronavírus não podem ser ignoradas. A melhor resposta que o poder público pode dar, em nome do luto de milhares de famílias brasileiras, é uma ação à altura da situação gravíssima que temos."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade