Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Estudo italiano afirma que leite materno não transmite Covid-19

Ansa Brasil
28 set 2020 às 10:34
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) não é transmitido da mãe para o bebê através do leite materno, afirma um estudo italiano publicado na revista científica "Frontiers in Pediatrics" nesta segunda-feira (28).


A pesquisa foi liderada por especialistas da Cidade da Saúde e da Ciência de Turim, o maior polo sanitário europeu, e usou como base os dados registrados no local com recém-nascidos amamentados por mães positivas para a Covid-19 e que seguiram os protocolos sanitários: uso de máscara de proteção facial, limpeza das mãos, limpeza e desinfecção de superfícies e de objetos usados. Nenhum bebê contraiu a doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esses resultados são tranquilizadores para as mães e para os operadores sanitários que cuidam da saúde da mãe e das crianças. A pesquisa dá apoio também às recentes recomendações da OMS [Organização Mundial da Saúde] que, mesmo com as limitadas informações disponíveis até agora, em consideração com todos os benefícios, também imunológicos, do aleitamento materno, recomendou também para as mães positivas", destaca o coordenador da pesquisa e coordenador da Neonatologia Universitária do hospital Sant'Anna, Enrico Bertino.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


O diretor do Laboratório Universitário de Virologia Molecular do Departamento de Ciências Clínicas e Biológicas, David Lembo, ressaltou que "há muitos anos estamos estudando as propriedades antivirais do leite materno e nós identificamos novos componentes ativos que poderiam proteger o lactante das infecções virais".

Publicidade


"Também por esse motivo, salvo poucas exceções, o aleitamento materno é um recurso importante para a saúde do recém-nascido", concluiu Lembo.


Além dos dois professores, participaram do estudo ainda as especialistas Daniele Farina, da Neonatologia dos hospitais Mauriziano e Maria Vittoria de Turim, e representantes dos hospitais de Alessandria, Aosta e San Martino de Gênova.


O aleitamento materno foi alvo de várias dúvidas no início da pandemia do novo coronavírus, justamente, pelo escasso conhecimento sobre como o vírus se comporta.

No entanto, em junho, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recomendou que as mães amamentassem seus bebês normalmente - e que só não deveriam fazê-lo se estivessem se sentindo mal por conta dos sintomas da Covid-19.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade