Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

FDA, agência dos EUA, revoga uso de cloroquina contra Covid-19

Ansa Brasil
15 jun 2020 às 15:05
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A FDA (Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos), órgão federal de regulação, anunciou nesta segunda-feira (15) que revogou a autorização para o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de pessoas que contraíram o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Segundo a nota oficial, assinada pela cientista-chefe Denise Hinton, "não é razoável acreditar que os fatores conhecidos e os potenciais benefícios desses produtos superem seus riscos conhecidos e potenciais" e que, por isso, "a FDA revoga o uso emergencial de hidroxicloroquina e cloroquina nos EUA para tratar Covid-19".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o FDA, após uma revisão dos casos de pacientes que usaram as duas drogas, ficou constatado que as dosagens acabaram não tendo um efeito antiviral e que pesquisas mostram que não há diferença na eficiência do uso da cloroquina contra o Sars-CoV-2.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença de Fabiana Justus

Procura por leucemia mieloide aguda atinge pico de buscas no Brasil

Imagem de destaque
450 óbitos confirmados

Ministério da Saúde reavalia vacinação da dengue em escolas após reações alérgicas

Imagem de destaque
Entenda

Antiviral contra dengue está em fase de testes pré-clínicos, diz pesquisador de Stanford

Imagem de destaque
12 óbitos em uma semana

Paraná atinge maior número de novos casos de dengue em uma semana desde 30 de julho de 2023


A cloroquina e a hidroxicloroquina começaram a ser testadas em 28 de março para pacientes graves da Covid-19 como forma de verificar a eficácia das drogas nos casos da pandemia. O tratamento já estava sendo utilizado, também em caráter experimental, em países da Europa e na China.

Publicidade


No entanto, uma série de pesquisas internacionais começou a apontar que as drogas não tinham efeitos positivos nos pacientes em diversos países. Um estudo publicado pela revista científica "The Lancet", que depois foi revogado, chegou a dizer que os dois medicamentos provocavam mais mortes e crises cardíacas graves.


A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a paralisar os testes com a droga, mas retomou os estudos clínicos após alguns dias. Já Itália e França suspenderam o uso da droga fora de testes em hospitais.

A cloroquina e a hidroxicloroquina foram amplamente incentivas pelos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou a dizer que tomou a droga como "prevenção, e do Brasil, Jair Bolsonaro. Essa parceria até rendeu uma doação de mais de dois milhões de doses de hidroxicloroquina dos EUA para o Brasil no início desse mês.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade