Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Fisioterapeuta recebe doses diferentes de vacina contra Covid-19 em Natal

João Valadares - Folhapress
18 fev 2021 às 16:02
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A fisioterapeuta e professora universitária Solimar Palagar, 47, que trabalha numa maternidade pública de Natal, descobriu que foi vacinada contra a Covid-19 com dois imunizantes diferentes.


Em janeiro, recebeu a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. Nesta terça-feira (16), tomou a segunda dose da Coronavac, produzida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou em nota oficial que pode ter havido falha no processo porque ela não teria feito o autocadastro e o nome estava ilegível no documento. Afirmou também que se trata de um caso isolado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


As pessoas que recebem a primeira dose de uma vacina devem tomar a segunda do mesmo imunizante. Não há comprovação científica de eficácia em casos em que a pessoa toma duas doses de fabricantes diferentes.

Publicidade


"A profissional está em monitoramento remoto e notificada para acompanhamento de possível evento adverso", diz a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.


O poder público comunicou que sempre informa aos usuários o tipo de vacina aplicada com a estimativa de esquema vacinal para a segunda dose.

Publicidade


Solimar tomou a primeira dose da Coronavac no dia 27 de janeiro. O nome da vacina não foi registrado no cartão. Nesta terça, após receber a segunda dose, a profissional responsável pela aplicação do imunizante verificou o lote que constava no cartão e disse que havia errado.


"Cheguei ao local e a moça aplicou a vacina em mim, mas quando ela pegou meu cartão de vacinação para registrar e viu o lote da dose que eu tinha tomado primeiro disse: 'meu Deus, apliquei a vacina errada. Ela ficou muito assustada e eu fiquei muito nervosa'", contou em entrevista ao portal de notícias G1.

A Prefeitura de Natal informou que ainda será definido se Solimar vai tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca/Oxford no tempo correto conforme bula do produto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade