Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Além da saúde

Governo pode ampliar vacinação contra Covid-19 para profissionais de serviços essenciais

Folhapress
04 dez 2020 às 09:25
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (3) que, caso haja mais disponibilidade de doses de vacina contra a Covid-19, pode ampliar o seu plano inicial para imunizar outros grupos, com prioridade para a manutenção de serviços essenciais.


A pasta, no entanto, também afirmou que as crianças não estão previstas na estratégia para a vacinação contra o novo coronavírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou um plano preliminar de vacinação contra a Covid-19, que será dividido em quatro fases. Essas etapas vão atingir 109,5 milhões de pessoas, nas estimativas do ministério, ou 51,4% da população do país

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


A previsão é que a vacinação comece em março, abrangendo inicialmente os idosos a partir dos 75 anos–ou 60, desde que residam internamente em asilos ou instituições psiquiátricas–, indígenas e profissionais da saúde. Serão vacinados cerca de 13 milhões de brasileiros, ou em torno de 6% da população.A segunda etapa vai atingir idosos com idade de 60 a 74 anos.

Publicidade


A terceira prevê a imunização de pessoas com doenças (como as cardiovasculares) que elevam o risco de agravamento da Covid-19.
A quarta e última etapa deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.


Em entrevista online à imprensa, representantes da pasta afirmaram que o plano apresentado mirou inicialmente a situação epidemiológica, levando em consideração os óbitos e o risco de agravamento da doença e também os grupos mais expostos ao vírus.

Publicidade


Caso haja maior disponibilidade de vacinas, esse plano será ampliado para incluir outros grupos, dando preferência para a manutenção dos chamados serviços essenciais.


"A partir do momento que se tem mais vacinas licenciadas, que se tem mais quantitativos disponíveis, há de se pensar, sim, e se planejar a inserção de novos grupos, principalmente no que diz respeito à manutenção dos serviços essenciais do país", afirmou Francieli Fantinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações.

Publicidade


Em março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou um decreto no qual especificou quais seriam os serviços essenciais, que estariam autorizados a atuar no início da pandemia do novo coronavírus, quando houve medidas mais rigorosas de distanciamento social.


Estavam previstas inicialmente 52 áreas de atuação, como saúde, serviços de atendimento à população vulnerável, inspeção de alimentos, fiscalização ambiental, controle aéreo, produção de petróleo, serviços de telemarketing.

Publicidade


O presidente causou controvérsia ao incluir posteriormente academias de ginástica e salões de beleza.


Em relação à não inclusão de crianças, o ministério afirmou que esse grupo não é considerado de risco. A pasta também afirmou que não há estudos que comprovem a eficácia de vacinas em crianças.

Publicidade


"Nenhum país do mundo tem estudos que mostrem a utilização de vacinação na faixa etária pediátrica. Até onde eu saiba, a gente não viu nenhum trabalho que mostre ou nenhuma desenvolvedora que tenha colocado [vacina] na fase 3 nessa faixa etária. Nós não temos dados em relação a essa questão", disse o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros.


Medeiros também foi questionado a respeito da possibilidade de autorizações para uso emergencial de uma vacina contra a Covid-19 –conforme anunciado ontem pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Publicidade


Mais especificamente, ele foi indagado sobre se estados brasileiros poderiam iniciar a vacinação, à parte do governo federal. Nesta quinta, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse que a imunização no estado começaria em janeiro.


Medeiros não respondeu claramente, mas indicou que a vacinação emergencial ficaria a cargo do Programa Nacional de Imunização.
"Havendo uma autorização emergencial pela Anvisa, se for incorporada [uma vacina] ao programa nacional de imunização, a estratégia será do Programa Nacional de Imunização", afirmou.


O secretário de Vigilância em Saúde também afirmou que a pasta está investindo nas redes de frio para armazenamento de vacinas e que pode ainda melhorar sua estrutura para receber vacinas que necessitem de condições especiais, como a da Pfizer, que precisa ser armazenada a -70ºC.


Na quarta-feira, o Reino Unido se tornou o primeiro país ocidental a aprovar uma vacina em regime emergencial, justamente a produzida pela empresa americana. O país deve disponibilizar 800 mil doses da vacina a partir da próxima semana para a sua população.


"O Ministério hoje tem um quantitativo extremamente importante de salas de vacinação, 38 mil salas de vacinação espalhadas pelo país, mais 52 Cries [centros de referência de imunobiológicos especiais]. Então, na verdade, temos uma capilaridade muito grande", disse


"A Secretaria e o Ministério da Saúde investiram R$42 milhões na aquisição de novas câmaras refrigeradas para toda a rede de frio espalhadas pelo país inteiro. Estamos, sim, avaliando a disponibilidade [de uma rede de frio para atender vacinas específicas] e investindo cada vez mais na capacidade de estocagem e armazenamento do nosso país", disse.


Medeiros também comentou o aumento no número de novos casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas semanas. O secretário falou que não se trata de uma "segunda onda" da pandemia e atribuiu essa elevação dos números ao "relaxamento" das recomendações das autoridades de saúde por parte da população.


"Estamos analisando essa questão, mas a gente verifica que, talvez, nas últimas semanas, houve um relaxamento das recomendações que sempre fizemos aqui: higienização, uso continuado da máscara, evitar aglomeração, distanciamento mínimo entre as pessoas, de no mínimo um metro com máscara, um pouco mais sem máscara, etiqueta respiratória, a higienização das superfícies", disse.

"É fundamental para que a gente possa diminuir a transmissibilidade da doença, enquanto não tivermos efetivamente uma vacina de eficácia e segurança comprovada, ou nenhum retroviral que tenha se mostrado seguro e eficaz, com relação ao vírus, que nós mantenhamos as recomendações da chamada etiqueta respiratória", completou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade