Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Hospitais adotam comunicação digital entre pacientes e familiares

AEN-PR
25 nov 2020 às 09:17
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba, e o Hospital Universitário do Norte do Paraná, em Londrina, ambos do sistema da Secretaria Estadual da Saúde, aderiram ao projeto Conectando Vidas, do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. O projeto permite a comunicação digital entre pacientes, familiares e profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.


"Devido às restrições de visitação em hospitais para evitar a contaminação da Covid-19, foi preciso inovar os meios de comunicação para informar os boletins médicos, e também permitir o contato entre o paciente e seus familiares. Aderimos ao projeto há quase um mês e os resultados são muito positivos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto, que é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-Sus), forneceu 40 tablets e oito profissionais chamados de assistentes de comunicação para auxiliarem as equipes dos hospitais na realização de vídeochamadas com familiares e atualização de boletins médicos virtuais, também junto ao familiar do paciente.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


RESULTADOS – De 28 de outubro a 17 de novembro, 457 registros de vídeochamadas entre pacientes e familiares foram contabilizados nas unidades. "Toda ação de melhora na humanização do atendimento é bem-vinda. O importante neste momento de pandemia é consolidar o uso destas tecnologias e facilitar a comunicação entre o paciente, médico e familiar”, disse o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria, Vinícius Filipak.

Publicidade


Segundo a coordenadora da Gestão de Serviços Próprios da Secretaria da Saúde, Vivian Raksa, a iniciativa deixará um legado pós-pandemia. "O projeto se encerrará no dia 21 de dezembro, mas a Secretaria está realizando o monitoramento destas ações para futuramente inserir essa metodologia nas demais unidades do Estado, criando uma cultura de comunicação não presencial que viabilize a aproximação da equipe com familiares que não consigam estar presencialmente no hospital em outros momentos”, explicou.


BENEFÍCIOS – Entre os benefícios, estão o alinhamento do planejamento de cuidado, a redução de ansiedade, depressão e síndrome de stress pós-traumático, além do favorecimento do cuidado adequado às necessidades do paciente e sua família.

"Temos recebido relatos de pacientes agradecendo a possibilidade de conversar e ver a família pelo tablet. Esta ação proporciona a manutenção do vínculo familiar durante o período de internação e consequentemente, auxilia na recuperação e bem-estar do paciente”, relatou a gerente da qualidade da coordenação de Gestão de Serviços Próprios da Secretaria, Cíntia Domingos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade