Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pedido de providências

Idoso de Londrina, que esperou por três dias por transferência para leito de UTI, morreu no domingo

Redação Bonde
06 nov 2023 às 17:46
- Ricardo Chicarelli/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com problemas renais e necessitando de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o aposentado Venâncio Fabiano, de 84 anos, aguardou transferência por três dias para conseguir uma vaga em hospitais da região. Na noite da última quarta-feira (1º), ele foi transferido para Ivaiporã – cidade localizada a aproximadamente 160 km – mas não resistiu, falecendo na tarde de domingo (5). Familiares do paciente, que ficou internado em estado grave no Hospital Zona Norte de Londrina (HZN) desde o final de outubro (dia 26), procuraram o CDH (Centro de Direitos Humanos) para denunciar a demora de transferência para um hospital de alta complexidade.


Para chamar atenção para o problema de saúde, representantes do CDH e outras entidades foram até o Ministério Público nesta tarde segunda-feira (6) para relatar o problema para a promotora de Justiça Susana de Lacerda. “Queremos discutir a questão da saúde pública porque a gente acredita que o está faltando nesta cidade é gestão em relação aos atendimentos, do dinheiro público, da saúde pública em Londrina”, disse Maria Giselda de Lima Fonseca, coordenadora do CDH.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada

Sobre a transferência, o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, informou na semana passada que o idoso seria transferido de helicóptero para outro município na terça ou quarta-feira, mas nos dois dias não tinha teto para operação de voo. Por isso, a opção foi via terrestre na última quarta à noite. O secretário não se manifestou sobre a fila de leitos de UTI. 

Publicidade


A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), por meio da 17ª Regional de Saúde - Londrina, informou que até a transferência, o paciente que estava intubado no HZN recebeu todos os cuidados e foi assistido pela equipe médica. 


Imagem
Com superlotação de UTIs em Londrina, paciente do HZN não consegue ambulância para hospital de fora
Paciente do Hospital Zona Norte de Londrina não consegue ambulância para hospital de fora da cidade. Os familiares estão revoltados com a demora da transferência
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade