Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Itália alerta para riscos causados pela automedicação

Ansa Brasil
29 mar 2020 às 18:16
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ISS (Instituto Superior de Saúde) da Itália fez um alerta neste domingo (29) sobre os riscos da automedicação, especialmente, durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo a entidade, em nenhum caso, é justificável o uso de remédios sem o aval médico.

"Todos os medicamentos têm efeitos colaterais mais ou menos graves e a automedicação traz riscos ainda mais graves quando usa-se remédios não autorizados. No caso de compras online, então, tais riscos se multiplicam porque esses medicamentos podem ser falsificados", disse a diretora do Centro Nacional de Pesquisa e Avaliação Clínica de Medicamentos do ISS, Patrizia Popoli.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A preocupação aumentou no caso da Covid-19 porque muitas pessoas, por conta de suas angústias pessoas, começaram a fazer uma verdadeira "caça" a remédios supostamente efetivos para combater a doença com base em artigos que leram na internet.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


Segundo a especialista, "é preciso deixar claro que no momento não existe qualquer remédio que tenha indicação terapêutica à prevenção ou ao tratamento da Covid-19". Por conta da atual situação de emergência, "alguns remédios conhecidos para tratamento de outras doenças podem ser usados no caso de pacientes da Covid-19, mas tal tratamento - que se baseia no conhecimento incompleto que temos agora e é justificável só porque há falta de alternativas - pode ocorrer apenas com a prescrição médica".

Popoli ainda destaca que a Agência Italiana de Remédios (Aifa) "está simplificando e acelerando os procedimentos de experimentação clínica e, hoje, já estão autorizados diversos estudos com o objetivo de verificar a eficácia e a segurança de diversas moléculas".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade