Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paraná soma 54 casos

Londrina investiga 152 casos de coronavírus, aponta boletim

Redação Bonde com AEN-PR
22 mar 2020 às 19:15
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o novo boletim do coronavírus neste domingo (22), contabilizando 54 casos confirmados da doença no Paraná. Os novos casos são de Curitiba (3), Foz do Iguaçu (3), Cianorte (1), Colombo (1), Pinhais (1) e moradores de Miami-EUA (2) que estão sendo tratados no Estado. Os 11 pacientes deste boletim são: seis homens e cinco mulheres com idades entre 17 e 54 anos e que estiveram na Itália, Emirados Árabes, Miami - EUA e/ou contato com casos confirmados fora do Estado.

Em Londrina, não há novos casos confirmados. A cidade permanece com três confirmações da doença. No entanto, o boletim aponta que existem 152 casos suspeitos sendo investigados pela Saúde. Nove suspeitas já foram descartadas. O informe publicado no sábado (21) indicava que a cidade tinha 41 casos em investigação. Entre sábado e este domingo, houve aumento de 111 suspeitas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em relação à Maringá, que estava com três casos, o boletim mostrou apenas um caso confirmado da doença. Sete foram descartados e 53 seguem em investigação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento

Imagem de destaque
Entenda

Amplamente adotado, fumacê tem eficácia questionada e pode fazer mal à saúde

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina


Metodologia

Publicidade


A Sesa adotou uma nova metodologia para análise de casos. Anteriormente prevalecia o município de notificação, agora é considerado o município de residência. Isso facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e possível circulação do vírus nas localidades pelas equipes de saúde.


Houve alterações de dados. Foram retirados três casos de Curitiba, onde dois pacientes são moradores de São Paulo, e um de Pinhais, e que foram notificados na capital paranaense. Um caso registrado em Umuarama foi alterado para Cianorte, visto que o paciente recebeu o atendimento em Umuarama, mas reside em Cianorte.

Publicidade


Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias passam a constar agora no boletim como casos em investigação.


A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Publicidade


O Paraná, no entanto, não tem nenhum caso de transmissão comunitária.


Com a nova divulgação dos casos em investigação, a Sesa garante ainda maior transparência e efetividade de informação, evitando assim dados desencontrados ou até mesmo desinformação.

Publicidade


Hoje são 1.354 casos em investigação – já com a nova metodologia –, 159 casos descartados.


Boa parte dos casos em investigação já foram testados pelo Lacen e já foram negativados, mas não constam no sistema do Ministério da Saúde em razão da instabilidade da plataforma.

Publicidade


Brasil


O Brasil tem 25 mortos e 1.546 casos de coronavírus confirmados no território nacional neste domingo (22), segundo o Ministério da Saúde.

Publicidade


Das mortes, 22 aconteceram em São Paulo (3,5% de mortalidade em relação aos casos confirmados no estado) e 3 no Rio de Janeiro (1.6% de mortalidade).


São Paulo continua concentrando a maior parte das confirmações no Brasil, com 631 casos. O Sudeste responde por 59,9% dos pacientes de coronavírus.

O Ministério não informa o número de casos suspeitos por considerar que o país inteiro se encontra em transmissão comunitária -ou seja, quando não é possível identificar a origem do vírus e, diz que, por isso, qualquer um com sintomas gripais é um caso suspeito. (Com Folhapress)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade