Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boletim

Londrina registra 42 notificações de dengue desde primeira semana de janeiro

Redação Bonde com N.Com e AEN-PR
10 jan 2020 às 10:02
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com as temperaturas em alta e várias ocorrências de chuvas, Londrina possui as condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e outras doenças. Desde a primeira semana de janeiro, a cidade já registrou 42 notificações de dengue. A maior incidência dos casos ocorre em bairros das regiões leste e norte. Esses dados foram divulgados nesta quinta-feira (9), durante entrevista coletiva concedida pela diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes.

Na ocasião, Sônia repassou a última parcial do boletim epidemiológico referente a 2019. Embora 813 casos ainda estejam aguardando o resultado dos exames laboratoriais, a cidade registrou 3.315 casos positivos da doença, dentre um montante de 15.459 notificações. A estimativa é que o boletim definitivo do último ano seja concluído em março, quando o LACEN (Laboratório Central do Estado) concluir as análises em andamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de o município ainda não ter registrado casos confirmados de dengue em 2020, a diretora de Vigilância em Saúde adiantou que os agentes de Endemias estão finalizando a vistoria em campo do primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti), e já observaram que há um número altíssimo de larvas nos imóveis percorridos. "Hoje o cenário de Londrina é bastante preocupante, de risco de epidemia para dengue. Muitos municípios não têm inseticida e larvicida, fornecidos pelo Ministério da Saúde, e isso também é uma realidade na nossa cidade. E estamos na melhor época para o desenvolvimento do vetor. Com esses fatores associados, mais três sorotipos de dengue circulantes, que pode levar as pessoas a terem dengue pela segunda vez em um intervalo curto de tempo, podemos ter casos mais graves e mais óbitos em decorrência da dengue”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento


Em comparação com o primeiro mês de 2019, Sônia reiterou que as condições atuais em Londrina são ainda mais graves, e por conta disso a população precisa atuar fortemente no combate aos criadouros do Aedes. "O cenário de 2020 é muito pior do que 2019, quando tivemos os caminhões do fumacê. Hoje, a perspectiva é que eles estejam disponíveis só no mês de fevereiro”, citou.

Publicidade


Informações prévias levantadas pelos agentes de Endemias durante as fiscalizações do LIRAa, somadas às notificações registradas agora em 2020, indicam um número expressivo de suspeitas de dengue nos jardins Ideal, Santa Fé, Marabá e Vila Fraternidade, todos na zona leste. "Isso nos preocupa bastante, porque nessa área temos uma grande concentração de casos notificados, com pessoas que, embora ainda não tenham o resultado comprobatório da doença, evoluem com quadro clínico característico da dengue. Isso ocorre também na região norte da cidade, no Campos Verdes, Flores do Campo, Vista Bela e Heimtal”, detalhou a diretora.


Para conter esse avanço do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Londrina deve realizar, nas próximas semanas, mutirões de limpeza com envolvimento de várias secretarias e órgãos municipais, e convoca a população a aderir a esse movimento de combate ao Aedes. "Nesse momento, nossa possibilidade de trabalho é realizar operações de limpeza nas regiões onde o vírus circula mais, para reduzir a população do mosquito, evitando que uma nova leva de Aedes cresça nestas localidades. E também orientamos a proteção individual, que as pessoas deem mais importância à dengue, usando repelentes e instalando telas nas janelas dos imóveis. A população tem que se conscientizar, limpando bem sua residência e eliminando criadouros. Precisamos da população como parceira, para juntos conseguirmos minimizar os efeitos que a dengue pode causar em Londrina”, reforçou Sônia.

Publicidade


O próximo boletim semanal da dengue em Londrina deve ser divulgado na última semana de janeiro, quando será apresentado o resultado do primeiro LIRAa de 2019.


Combate à dengue - O Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná realizou nesta quinta-feira (9) a primeira reunião de trabalho com a participação de representantes de 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado. No encontro foi reafirmada a importância da participação ativa das regionais dos órgãos estaduais e dos municípios para fortalecer a orientação e conscientização da população quanto ao combate do mosquito Aedes aegypti. Também foram apresentados os números que confirmam o agravamento da epidemia no Estado e o balanço das ações já realizadas.

Publicidade


"O objetivo é que, principalmente as regionais das diversas áreas do Governo, possam atuar de forma ainda mais contundente”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto. Instituído pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em 18 de dezembro de 2019, o Comitê Intersetorial é formado por representantes das secretarias estaduais e coordenado pela Secretaria da Saúde. Ele atua para implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à dengue no Estado.


Paraná - Boletim emitido pela Secretaria da Saúde no final de 2018 e início de 2019 apresentava 132 casos confirmados de dengue. Já o boletim publicado nesta semana, consolidando números do final de dezembro e primeiros dias de janeiro de 2020, totaliza 5.343 casos de dengue no Paraná.

Há um ano, eram 33 municípios com casos confirmados. Hoje são 160, sendo que 15 estão em epidemia e 23 em situação de alerta para epidemia; 274 têm notificações para dengue, indicando casos em investigação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade