Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Mais de 5 mil pessoas são vacinadas contra o sarampo no último sábado

N.com
10 ago 2020 às 17:52
- Vivian Honorato/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina deu início, no último sábado (8), a quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem como público-alvo adultos de 20 a 49 anos de idade. A imunização aconteceu em três pontos diferentes, para as pessoas que fizeram agendamento prévio de horário via internet.


Nesta primeira ação foram aplicadas 5.709 doses, de 7.964 agendadas, por cerca de 60 profissionais de saúde que trabalharam durante todo o sábado no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Valéria Veronesi, na Escola Municipal Moacyr Teixeira e na antiga sede da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Guanabara, onde atualmente fica a sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A expectativa do município é vacinar, em Londrina, 243 mil pessoas, até o dia 31 de agosto, data de encerramento da campanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No próximo sábado (15), o público-alvo da vacinação contra o sarampo terá mais uma oportunidade para se vacinar. A imunização acontecerá em sistema de drive-thru (sem sair do carro), das 9 às 18 horas, no estacionamento do Shopping Catuaí, na Rodovia Celso Garcia Cid, 5.600. Todas as pessoas que estão dentro desta faixa-etária devem ser imunizadas, independente de já terem recebidos doses em campanhas anteriores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil


A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Para ser imunizado é necessário ter em mãos um documento original com foto e é desejável que se leve a Carteira Nacional de Vacinação. Também no sábado (15), no drive-tru, será disponibilizada a vacina contra a gripe para pessoas a partir de 6 meses de idade. Cerca de 100 profissionais estarão trabalhando no local e serão disponibilizadas 10 mil doses de cada vacina.


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou em 2019, quando começou um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas foram voltadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e aos jovens de 20 a 29 anos. A terceira etapa teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre fevereiro e março deste ano. Agora, o MS (Ministério da Saúde) ampliou a imunização para adultos de 20 a 49 anos, totalizando mais de 90 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Segundo informações do MS, "uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada”. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade