Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
1.056

Mais de mil pessoas já morreram pelo novo coronavírus no Brasil

Natália Cancian - Folhapress
10 abr 2020 às 18:08
- Jaelson Lucas /AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de mil pessoas morreram por coronavírus no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta (10), o país tem 1.056 mortes confirmadas por Covid-19 registradas.

No mundo, a marca de 100 mil mortes por coronavírus foi batida nesta sexta também.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o ministério, há 19.638 casos confirmados de Covid-19. Até a quinta (9), eram 941 mortes e 17.857 casos confirmados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Em um dia, o total de casos confirmados teve aumento de 10% -ou seja, foram 1.781 novos registros.

Publicidade


O ministério, porém, tem informado que o número real de casos tende a ser maior, já que só pacientes internados em hospitais fazem testes e há casos represados à espera de confirmação.


Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que equipes de atenção básica em várias cidades e estados afirmam que a subnotificação ao Ministério da Saúde de casos suspeitos tem sido gigantesca.

Publicidade


Até a quarta (8), o país registrou 34.905 hospitalizações por síndrome respiratória aguda, o que representa alta de 277% em relação ao mesmo período de 2019.


Ainda assim, o número atual de casos já é o dobro do registrado ao final da última semana. Para comparação, no dia 3, eram 9.056 casos. Hoje, já são 19.638.

Publicidade


O estado de São Paulo tem o maior número de confirmações da Covid-19, com 8.216 até o momento. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 2.464, Ceará (1.478) e Amazonas (981).


Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia têm entre 604 e 698 casos cada. Nos demais, o número varia.
Para o ministério, apesar do alto número de casos, o Brasil ainda se encontra em uma fase inicial da epidemia.

Publicidade


Alguns estados, no entanto, já apresentam sinais de transição para uma segunda etapa, quando há uma "aceleração descontrolada" de casos. A situação ocorre no Amazonas, no Amapá, no Distrito Federal, em São Paulo, no Ceará e no Rio de Janeiro, por exemplo.


Neles, o coeficiente de incidência, indicador que compara o total de casos pela população, já é 50% acima da taxa nacional de 9,3 casos a cada 100 mil habitantes. No Amazonas, por exemplo, é de 23,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Publicidade


Nesta sexta, o aumento recente da ocupação de leitos hospitalares levou o Ministério da Saúde a iniciar uma distribuição de 60 respiradores para três capitais: Fortaleza, Manaus e Macapá.


A previsão é que o material, que estava no aeroporto de Guarulhos e é usado para assistência de pacientes na UTI, chegue às três cidades entre a noite desta sexta e a manhã e tarde de sábado (11).

Publicidade


Balanço do ministério mostra ainda que a maioria dos estados já teve ao menos duas ou mais mortes confirmadas pelo novo coronavírus –o único ainda sem registros é o Tocantins.


Os idosos continuam sendo os maiores atingidos do coronavírus. Levantamento com base em dados de 849 das 1.056 mortes registradas aponta que 74% dos que morreram tinha ao menor um fator de risco, como doenças associadas, em especial cardiopatias e diabetes.


Em meio ao avanço do novo coronavírus, o país também tem registrado um aumento no número de internações por síndrome respiratória grave, quadro que pode ser causado por diferentes vírus respiratórios, incluindo o Sars-CoV-2.


Neste ano, já foram registradas 36.905 dessas hospitalizações, um aumento de 305% em relação ao mesmo período do ano passado.

Destas, 4.217 foram confirmadas para o novo coronavírus, o equivalente a 11% do total. Outras 1.526 tiveram diagnóstico de influenza e outros vírus respiratórios. As demais ainda estão em investigação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade