Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Ministério da Saúde agora quer 'dia D' com 'aula virtual' a médicos sobre cloroquina

Natália Cancian - Folhapress
29 set 2020 às 09:34
- Carolina Antunes/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Alvo de críticas, a programação de uma espécie de "dia D" contra a Covid-19, em planejamento pelo Ministério da Saúde para ocorrer no sábado (3), deve agora ser virtual e incluir aulas a médicos sobre o uso da cloroquina -remédio que não tem comprovação científica de eficácia para a nova doença.


Segundo a secretária de Gestão em Trabalho em Saúde, Mayra Pinheiro, entre as medidas previstas, está gravar vídeos para "médicos que foram assustados e desestimulados a tratar seus pacientes precocemente" com o medicamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse dia D é um dia para a gente conscientizar os médicos que ainda têm medo porque sofreram muito bombardeio de sociedades médicas, de grupos que, por ideologia, eram contra o medicamento, que era a única coisa que a gente tinha quando a doença começou", disse à reportagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa


"Vamos mostrar todas as evidências científicas e estar no sábado no YouTube com programação de aulas para médicos e conscientização da população de que ela dispõe de um recurso que, se usado precocemente, pode melhorar o curso da doença."

Publicidade


Ainda não há, porém, comprovação de eficácia do remédio contra a Covid-19. Estudos randomizados e controlados, tidos como padrão-ouro, também não apontaram resultados positivos.


Questionada sobre esses dados, Mayra disse que esses estudos têm "metodologia frágil". Segundo ela, a ideia da pasta é trazer uma publicação com referências de pesquisas acompanhadas pela pasta e relatos de casos.

Publicidade


A estratégia deve ainda abordar outros remédios, como a ivermectina, afirmou. Especialistas ouvidos pela reportagem, porém, negam que haja respaldo científico para um tratamento precoce com o medicamento.


A ideia de um "dia D" para estimular o "tratamento precoce" foi apresentada a representantes de secretários de Saúde e de entidades médicas na semana passada.

Publicidade


Entre as ações descritas na apresentação, obtida pela reportagem, a pasta listava a possibilidade de que o Exército distribuísse hidroxicloroquina para unidades básicas de saúde selecionadas, as quais ficariam abertas no sábado.


Antes, também sugeria verificar estoques e reforçar a distribuição de hidroxicloroquina para municípios interessados e que tenham condições de fracionar o remédio –doado pelos Estados Unidos em embalagens com doses maiores do que o habitual.

Publicidade


Previa ainda um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro -o que a Secom nega-, além de cartazes sobre a necessidade de tratamento precoce, a serem colocados em pontos de maior circulação de pessoas, como shoppings e academias.


Profissionais envolvidos na divulgação também receberiam uma camiseta –cujo slogan seria desenvolvido pelo empresário bilionário Carlos Wizard, conhecido defensor da cloroquina e que chegou a ser cotado como secretário de Ciência e Tecnologia, mas não assumiu o cargo.

Publicidade


Em nota divulgada na sexta-feira (25), o ministério confirmou a intenção de fazer um "dia de conscientização para o cuidado precoce", mas negou a distribuição do medicamento na iniciativa. Disse ainda que a data está em análise.


A ideia, apontou, é que a ação integre uma campanha que vem sendo veiculada chamada de #NãoEspere. "O objetivo é garantir o direito e acesso da população ao tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, reduzindo complicações, internações e óbitos", disse.
A proposta, porém, tem gerado desconfiança entre secretários estaduais de Saúde.

Publicidade


Em nota, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) disse defender que as pessoas com Covid-19 recebam atenção médica a partir dos primeiros sintomas, mas que isto "não deve significar o estímulo à utilização de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença".
Já Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conasems, conselho que reúne secretários municipais de Saúde, disse apoiar a ideia da data como forma de estimular medidas de prevenção.


"Vemos movimentação em bares, ruas, praças, todo mundo sem máscara. Não podemos baixar a guarda."


"Vai ter gente falando da cloroquina? Vai. Mas deixamos claro que a responsabilidade da prescrição é do profissional médico. O que não pode é a pessoa ter a doença e se isolar e ficar sem nenhum acompanhamento, porque a hora que piora vai para a UTI", disse Junqueira.


A proposta também é rebatida por especialistas.


Para a infectologista Raquel Stucchi, da Unicamp, ter um dia D "seria uma ótima iniciativa para incentivar o uso correto de máscaras, conscientizar que a pandemia não acabou, que as pessoas não devem fazer aglomeração e proteger as pessoas com maior risco".

Segundo Stucchi, a orientação de procurar o médico de maneira precoce ajuda no diagnóstico e monitoramento, mas não há motivo para indicar a cloroquina. "Infelizmente não há uma medicação para prevenção ou tratar formas graves."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade