Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Drive-thru

Ministério quer ampliar testes de 2.700 para 70 mil por dia e prevê exames para casos leves

Natália Cancian e Ricardo Della Colletta - Folhapress
07 mai 2020 às 08:43
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (6) um projeto que prevê ampliar a oferta de testes também para casos leves por meio instalação de unidades no modelo de drive-thru em capitais e cidades acima de 500 mil habitantes.

O modelo prevê ainda ampliar a análise de 2.700 testes para 70 mil testes por dia em laboratórios vinculados. A ampliação deve ocorrer entre os meses de junho, julho e agosto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Não vamos fazer 70 mil sistematicamente, estamos organizando uma rampa acompanhamento para o período de maior necessidade", diz o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


Segundo ele, a ideia é, em junho, o país tenha capacidade de processar 16 mil testes por dia em laboratório da Fiocruz, 5 mil no Instituto de Biologia Molecular do Paraná e até 50 mil por dia em parceria com rede privada.

Publicidade


Apesar do anúncio de ampliação da testagem, o ministério frisa que a oferta não deve atingir a todos, mas ocorrer com base em critérios específicos. A pasta estima que até 22% da população seja testada no país ao longo dos próximos meses.


As medidas devem fazer parte de dois programas de testagem: Confirma Covid-19 e Testa Brasil.

Publicidade


O primeiro será voltado para oferta de testes PCR, que verifica o material genético e usa amostras coletadas do nariz e garganta. O segundo, com testes sorológicos, que verificam a presença de anticorpos contra a doença com base em uma pequena amostra de sangue.


Considerado mais preciso, o teste que usa a técnica PCR deve ser usado nos primeiros dias de sintomas. Já o teste rápido, somente após o 8º dia ou para saber quantas pessoas já tiveram contato com o vírus, por meio de pesquisas.

Publicidade


Segundo Oliveira, a diferença na escolha dos testes ocorrerá de acordo com o tempo dos sintomas, mas a ideia é priorizar a oferta de testes PCR devido ao risco de resultado falso-negativos nos testes rápidos. A ideia é que o primeiro seja indicado para o início dos sintomas e o segundo, após o 8o dia (quando aumenta a chance de detectar a presença de anticorpos, mas ainda com risco de falhas).


Atualmente, o ministério orienta que sejam testados pacientes com quadro respiratório grave internados em hospitais e uma parte das amostras de pacientes com quadro gripal atendidos em unidades sentinelas. Em geral, cada uma coleta uma amostra por dia.

Publicidade


Com a ampliação, a ideia é que sejam coletadas amostras de todos os pacientes com quadro de síndrome gripal atendidos nestas unidades (hoje são 222) e em postos volantes instalados em capitais e cidades acima de 500 mil habitantes.


"É como Brasília está fazendo com drive-thru [em que pessoas com sintomas agendam atendimento e vão até centros de coleta]. Todas as cidades com mais de 500 mil habitantes terão unidades de coleta. Entre 24 e 96h, terá o resultado no celular", diz.

Publicidade


Atualmente, o país tem cerca de 100 mil testes que aguardam processamento e análise, diz Oliveira. De acordo com o secretário, a ideia é levar essas amostras para centros montados em parceria com a rede privada a partir de 25 de maio, na tentativa de zerar a fila.


Nos últimos meses, parte dessas medidas já haviam sido anunciadas, mas ainda não tinham sido implementadas, o que tem gerado críticas pelo atraso na oferta.

Publicidade


Oliveira admite que há dificuldades na oferta de testes no país. Uma delas, afirma, é a dificuldade na obtenção de insumos, o que levou a mudança no cronograma, e de swab, instrumento usado na coleta de amostras das visas respiratórias.


A proposta do ministério considera a oferta de 46 milhões de testes no país. Deste total, porém, apenas 5,1 milhões foram entregues até agora, entre testes rápidos e PCR –o equivalente a 11% do total.


No caso dos testes PCR, a previsão é de entrega de 4 milhões de testes em junho, 4 milhões em julho, 3,2 milhões em agosto e o restante nos meses seguintes. A pasta não informou o cronograma completo.

Oliveira admite, porém, que o prazo ainda pode mudar e que não há certeza nos números. "Essa oferta está condicionada à oferta de insumos no mercado", avalia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade